O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje acreditar que o pavilhão desportivo municipal do Tarrafal vai transformar esse concelho do interior de Santiago num “centro importante” de promoção do turismo desportivo.



“Um dos objectivos desse pavilhão desportivo municipal é o de ligar a região Norte da ilha de Santiago e o município do Tarrafal aos eventos desportivos e ao turismo, ou seja, transformar de facto o Tarrafal num centro importante, também da promoção do turismo desportivo”, afirmou Fernando Elísio Freire.

O também ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros fez essas considerações no âmbito de uma visita que realizou hoje a esse concelho, com o objectivo de se inteirar da situação da parceria entre o Governo e a Câmara Municipal do Tarrafal no sector do desporto, com foco nas obras do pavilhão desportivo municipal.

Segundo o governante, essa obra, que hoje é “praticamente uma realidade”, vai potenciar a região Santiago Norte em termos desportivos.

O governante diz não ter dúvida que com essa infra-estrutura desportiva vai dar um “grande avanço” no Tarrafal, em Santiago Norte e em Cabo Verde.

Para ele, a conclusão desse projecto pensado pela edilidade tarrafalense demonstra que o Governo está a cumprir com a qualidade e no prazo adequado, tendo em conta que tal infra-estrutura é, sobretudo, para servir as pessoas, jovens, o potencial desportivo dessa região de Cabo Verde, e ainda para servir o desenvolvimento do Tarrafal, Santiago Norte e Cabo Verde.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Nunes Soares, que considerou o pavilhão desportivo municipal como um dos maiores da ilha de Santiago e de Cabo Verde e uma grande infra-estrutura desportiva, disse acreditar que o mesmo vai criar condições para a prática desportiva nesse município do interior de Santiago.

Além de criar condições para a prática desportiva, o autarca informou que essa infra-estrutura desportiva vai ainda incentivar, estimular e homenagear as sucessivas gerações de futebolistas desse município que têm conseguido sagrar-se campeões regionais e nacionais nas suas modalidades, actualmente como no passado.

“Queremos forjar mais campeões no país, para que possam representar Cabo Verde lá fora”, vaticinou.
Tendo em conta que, segundo ele, o pavilhão tem uma área para a prática desportiva de 1300 metros quadrados (m²), destinada para às modalidades como basquetebol, andebol, voleibol e futebol de salão, vão dar outro uso ao espaço, destacando que o importante é criar as condições para que os atletas possam praticar a educação física e competir ao mais alto nível.

Por outro lado, informou que o propósito da construção desse pavilhão é o de receber competições não só nacionais, mas também internacionais.

Aliás, informou que essa infra-estrutura, a ser inaugurada a 14 de Janeiro de 2020, no âmbito do Dia do Município e padroeiro Santo Amaro Abade, assinalado a 15 de Janeiro do próximo ano, vai receber a fase final do campeonato de andebol época desportiva 2019/20.

Entretanto, José Nunes Soares apontou como grande desafio do pavilhão desportivo municipal do Tarrafal a sua gestão e preservação, tendo adiantado que a edilidade está a trabalhar no sentido de criar uma unidade de gestão dessa infra-estrutura (…), visando garantir a sua sustentabilidade.

Durante a sua estada no concelho do Tarrafal, o ministro Fernando Elísio Freire reuniu-se com a equipa camarária, e visitou outras infra-estruturas desportivas, mormente skate parque, o fitness parque de Lém Mendes, e a placa desportiva de Biscainhos.

Inforpress