Nesta quarta-feira, o Diretor-geral dos Desportos (DG), Anildo Santos, prosseguiu os contatos com as federações, neste caso as de Xadrez (FCX) e de Taekwondo (FCT), com vista à preparação da nova época desportiva.


Enquanto a FCX procura dar continuidade à consolidação da modalidade através da aposta na juventude e da internacionalização do xadrez nacional, a FCT tem como desafio arrumar a casa e, ao mesmo tempo preparar a participação da seleção nacional no Campeonato Africano que decorre em Rabat, Marrocos, em fevereiro, tendo em vista a qualificação para os Jogos Olímpicos.
Logo no inicio da manhã, o presidente da FCX, Francisco Carapinha, foi recebido em reunião de trabalho por Santos, com as duas partes a anteverem as reuniões de arbitragem com vista à preparação da nova época, no que ao contrato-programa a ser assinado entre as duas partes diz respeito.
No que tange à nova época um grande desafio será a participação das seleções masculinas e femininas na Olimpíada de Xadrez que decorrerá na Rússia em agosto, sendo a seleção feminina uma aposta que se pretende consistente e de futuro.
Aliás, a aposta na juventude viu-se o ano passado nas competições nacionais “em que duplicamos o número de participantes nas competições juvenis em relação à época anterior”, sublinhou Carapinha.
Prevê-se ainda, para além dos nacionais, formações (seminários) para jogadores e árbitros. Ainda, de 25 de abril a 01 de maio, dever-se-á realizar mais uma edição do Open Cabo Verde, no Sal, com as participações de mestres e jogadores dos países da CPLP.
Na visita à sede da FCT, no Gimnodesportivo, o DG auscultou o presidente Óscar Santos que elucidou sobre os desafios na época passada e perspetivou a nova época, tendo em vista já em fevereiro a participação da seleção nacional no campeonato africano de Taekwondo e que será crucial para o projeto Tóquio 2020.
Maria “Zezinha” Andrade, Sofia Reis, Sanderson Vicente e Nicalas Fernandes são os atletas que deverão representar Cabo Verde nessa competição africana que decorre em Rabat, Marrocos.
DGD