Fernando Elísio Freire anunciou que o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) irá ter um Conselho Diretivo que funcionará como órgão chapéu para as estruturas desportivas, tendo em contas as várias medidas já implementadas pelo Ministério Desporto, tanto a nível da legislação, como a criação da Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV), do Centro de Alto Rendimento Desportivo (CARD) e do Programa Nacional de Atividade Física e Saúde (MexiMexe).


A informação foi avançada num encontro que o titular da pasta do Desporto teve, nesta quarta-feira, 11 de março, com as associações juvenis, desportistas e clubes do concelho da Ribeira Grande, onde se encontra de visita à ilha de Santo Antão.
O Ministro do Desporto salientou que o diploma referente à sua criação já foi aprovado em Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República, estando em processo de publicação no Boletim Oficial, para que brevemente entre em funcionamento.
O IDJ, conforme Freire, vai trazer, com certeza, mais robustez para o setor, criar mais mecanismos de financiamento, promover o desporto para todos, desenvolver as infraestruturas desportivas, além de permitir a organização de mais eventos internacionais no nosso país.
“Estamos a fazer do desporto um ativo do desenvolvimento e de promoção internacional do Cabo Verde”, conclui o Ministro.
 DGD