Cabo Verde teve no último fim de semana um comportamento excelente nos compromissos competitivos online em que participou.


A abrir, na sexta-feira, dia 3 de Julho, Cabo Verde  defrontou os ingleses do Eton College (Equipa A), a contar para a 2.ª ronda da Championship League 2020, e venceu por uns expressivos 9-1.
Neste encontro, jogaram pela equipa nacional de Cabo Verde: Mestre Mariano Ortega, David Mirulla, José Carlos Vaz, Sidney Spínola e Gil Teixeira.
No dia seguinte, Sábado, a equipa nacional defrontou num amigável, já agendado há algumas semanas, a sua congénere do Ghana.

O match, constituído com partidas com 3 minutos com 2 segundos de incremento, decorreu em sistema Arena, durante hora e meia, tendo sido acordado que cada equipa jogaria com 12 jogadores, sendo 2 do sexo feminino.
Cabo Verde superiorizou-se ao Ghana como comprova o resultado final de 122-105, favorável aos tubarões do tabuleiro.
Neste amigável, o combinado crioulo jogou com os seguintes atletas:
Mestre Mariano Ortega, José Carlos Vaz, Lindo Barros, José Andrade, Iura Miranda, Luís Fernandes, David Mirulla, Loide Gomes, António Monteiro, Aguinaldo Vera-Cruz, Célia Guevara e Luís Barros.

Finalmente, no passado Domingo, a comemorar 45 anos de independência nacional e fechando o fim de semana com chave de ouro, a contar para a Divisão B da NATIONS LEAGUE, Cabo Verde defrontou e venceu a congénere das Bahamas.

No primeiro encontro (2 partidas de 15'+2'' para cada jogador), a equipa nacinal venceu categoricamente por 9-1.

Neste encontro jogaram José Andrade, David Mirulla, José Carlos Vaz, Carlos Mões e Luís Fernandes.

Para o segundo encontro (2 partidas de 3'+2''), como as Bahamas quiseram jogar com 6 jogadores, o mestre Mariano Ortega juntou-se à festa e Cabo Verde voltou a vencer, agora por 7-5, conquistando assim o primeiro ponto da classificação geral que está assim ordenada:


 

No próximo Domingo joga-se a 3.ª ronda desta competição com a seleção nacional de xadrez a  defrontar o Uruguai.
Para a Championship League 2020, onde actualmente Cabo Verde ocupa a 6.ª posição, em igualdade pontual com o 1.º, a nossa equipa defronta, na próxima Sexta-feira, a equipa do Equador.
Estas duas competições jogam-se na plataforma da chess.com, enquanto que o amigável com o Ghana foi disputado no Lichess.org.
Mas não foram só as competições colectivas que marcaram este fim-de-semana, também as houve a nível individual e, sob a supervisão da FCX, dois jovens, a Katlene Martins e o Márcio Évora participaram, no Sábado, num Torneio Escolar Sub 15 de Cuba. Embora a sua prestação não seja comparável, o certo é que estes 2 jovens, entre 223 jogadores, conseguiram superar os seus rankings iniciais.
FCX