O director-geral dos Desportos, Gerson Melo, considerou hoje que a realização dos Jogos Desportivos da CPLP, no Sal, vai movimentar a ilha de forma diferente com a chegada de aproximadamente mil pessoas, no âmbito destas competições desportivas.


“Estamos a falar da participação de nove países nesses jogos. Com a entrada da Guiné Equatorial, a comunidade passou a ter mais um membro, e será, certamente, o maior certame desportivo que Cabo Verde irá acolher nos próximos tempos”, sublinhou.
Gerson Melo fez essas considerações à margem da reunião da Comissão de Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre hoje e terça-feira, num dos hotéis da cidade de Santa Maria.
“É nesta reunião que vão ser decididos alguns elementos importantes, de toda a logística e preparação dos jogos, onde participam jovens dos 16 aos 20 anos”, esclareceu.
Para já, segundo este responsável, o principal desafio para a realização destas competições, é mostrar que Cabo Verde pode organizar um evento desta dimensão.
“Nós, internamente sabemos disso mas é necessário passar essa imagem para fora. Que Cabo Verde, hoje, tem condições internas de acolher países que venham disputar competições, neste caso desportivas, com qualidade”, apontou.
“Iremos ter com Cabo Verde, nove países, e é necessário estarmos à altura de um grande desafio. É muita responsabilidade porque desde Timor à Guiné-Bissau, todos quererão estar bem representados, e certamente com as melhores condições”, salientou.
Os directores-gerais do Desporto da CPLP debruçar-se-ão, durante os dois dias de trabalho, sobre vários assuntos, destacando-se a apresentação do relatório da última reunião da Comissão de Desporto realizada em Maputo, Moçambique, em 2015.
A apresentação e debate do projecto dos Jogos Desportivos da CPLP, a realizar-se na ilha do Sal, em Julho deste ano, a Comissão de Disciplina dos Jogos Desportivos da CPLP e Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, estarão também em cima da mesa de discussão.
Assim, a partir do dia 18 de Julho próximo, e durante uma semana, o Sal vai estar movimentado com competições entre atletas da CPLP de diferentes modalidades, nomeadamente atletismo, incluindo atletismo paralímpico, andebol masculino, basquetebol feminino, voleibol de praia, natação de águas abertas, futebol, e taekwondo.
Fonte: Inforpress