Mais Desporto


O Primeiro-ministro declarou, este domingo, 23, encerrados os Primeiros Jogos Africanos de Praia - Sal 2019, realizados em Cabo Verde sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), um dos “maiores” eventos internacionais realizados no país.


Cabo Verde encerrou a sua participação nos I Jogos Africanos de Praia, Sal 2019, com o balanço de uma boa prestação de todas as equipas nas 11 modalidades representadas, sendo que conquistou, no cômputo geral, de 10 medalhas, designadamente três de ouro, duas pratas e cinco bronze.


Os resultados de Cabo Verde nos Jogos Africanos de Praia superaram as expectativas do chefe da missão cabo-verdiana para quem, a meio dos jogos, é “muito bom” posicionar-se em quatro lugar, entre 43 países, no ranking de medalhas.


A dupla cabo-verdiana constituída pelos atletas Edson Graça e Rodirley Duarte ( Rody) conquistou esta tarde a medalha de bronze de teqball no âmbito dos I Jogos Africanos de Praia, que decorrem na ilha do Sal.


Após um início de dia prometedor, em que Cabo Verde conquistou a primeira medalha de prata com o andebol, no período da tarde tanto o voley, que lutava pelo bronze, como a natação ficaram fora do pódio.

 
O futebolista internacional brasileiro Douglas Costa, médio da Juventus da Itália, considerou “muito importante” a sua vinda a Cabo Verde com o propósito de se juntar a outras figuras do desporto mundial para a projecção do teqball.


Na sua primeira aparição do Freestyle numa competição internacional, Cabo Verde, representado pelo atleta Nicholas Barros, conseguiu ganhar as medalhas de ouro e de prata.


O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje, 18 de junho, que a introdução da modalidade Teqball em Cabo Verde representa um sinal da credibilidade do país, dos seus agentes desportivos e que vai de encontro à ambição do Governo que é fazer este arquipélago começar a liderar a nível do desporto e a ser relevante no mundo.


A equipa mista de remo de Cabo Verde falhou esta tarde a final dos I Jogos Africanos de Praia, que decorre em Santa Maria, ao perder a prova para uma dupla do Togo.


Cabo Verde conta com dois árbitros internacionais de Teqball, os primeiros de África, que se encontram na Copa Africana de Teqball, cuja fase eliminatória decorre esta manhã no areal de Santa Maria, paralelamente aos I Jogos Africanos de Praia.


Passavam alguns minutos das 09:00 da manhã de hoje quando o atleta Júnior Fernandes entrou na água e subiu ao bote para a competição de remo, nos Jogos Africanos de Praia, facto histórico no panorama desportivo cabo-verdiano.