O selecionador nacional, Nelo Ramos, divulgou no início desta semana, a lista dos 22 pré-convocados para a preparação da participação da seleção sénior masculina de voleibol para a fase zonal de qualificação para o Campeonato do Mundo China 2018, com quatro novidades (estreias).


Cabo Verde joga a fase de qualificação da Zona II de 28 e 30 de abril, diante do Senegal e da Gambia aqui na cidade da Praia, no Gimnodesportivo Vavá Duarte e o estágio de preparação arranca no dia 23 de abril também na capital, com a participação dos 22 jogadores pré-convocados.
Entre os 22 convocados de Nelo Ramos nesta primeira lista destacam-se os nomes de Admilson Melo e Éder Rosário, ambos do Voley Club do Sal, e de Carlos Furtado (7 Islas) e Júnior Correia (ABC) que poderão assim lutar por um lugar na convocatória final que será divulgada no próximo dia 18 de Abril. É a primeira vez, destaca o selecionador ao Facebook DGD, que jogadores de clubes salenses são pré-convocados para a seleção, o que demonstra a evolução do campeonato da ilha.
Até lá, os 22 selecionáveis desta primeira lista, terão a oportunidade de convencer o selecionador de que merecem estar entre os 12 nomes a figurar da lista final para esses confrontos do final do mês onde Cabo Verde tentará, pela segunda vez na sua história, marcar presença na fase continental da qualificação para um campeonato do mundo.
A primeira vez que uma seleção nacional sénior da modalidade participou na qualificação para um mundial foi em 2013, segundo Nelo Ramos, quando conseguira o primeiro lugar da Zona II.
Entretanto, o combinado das Ilhas se quedaria pela quarta posição da fase continental, num grupo fortíssimo onde constavam seleções como o Egito (uma das grandes potencias africanas da modalidade), o Quénia (anfitriã do torneio na altura), o Botswana e a Zâmbia.
Quatro anos volvidos, Nelo Ramos confia que o grupo é agora mais forte, até porque conta com jogadores mais experientes, sendo que pelo menos seis dos pré-convocados jogam em campeonatos e equipas profissionais (Portugal e Espanha). O sonho e o objetivo passam por conseguir chegar o mais longe possível e fazer história com uma classificação e participação inédita numa fase final dum campeonato do mundo.
Entretanto, o selecionador mostra-se apreensivo quanto a uma possível resistência dos clubes, sobretudo dos jogadores a evoluir em Portugal, já que ser aproximam os play-offs dos campeonatos. “Vamos ver se os clubes colaboram connosco e possamos estar na máxima força para esse primeiro compromisso”, augura Nelo Ramos.

Confira os nomes dos 22 pré-convocados:

fonte: DGD