O torneio de voleibol feminino arrancou na noite desta sexta-feira, 07, na cidade da Ponta do Sol, apesar da desistência à última hora, da selecção da ilha de São Vicente que tinha, inicialmente, confirmado presença.


“Eles tinham confirmado a sua presença desde a semana passada mas esta quarta-feira comunicaram-nos que não participariam no torneio”, disse o mentor da iniciativa, Rui Silva, explicando que a organização teve de impulsionar a criação de um “Misto” para substituir São Vicente e viabilizar a realização do torneio.
Com a ausência da formação sanvicentina o torneio decorre com a realização dos jogos Ribeira Grande X Paul, no dia 07 de Setembro, Paul X Misto no dia 08 de Setembro e o torneio fica concluído no domingo, 09 de Setembro, com a realização do jogo Misto X Ribeira Grande.
A primeira partida do torneio, entre as equipas da Ribeira Grande e do Paul, foi suspensa quando estava a ser disputado o quinto “set” devido a uma falha na iluminação, numa altura em que Ribeira Grande vencia por 9-8, e as duas equipas acordaram a conclusão desse set decisivo no próximo domingo às 17:00.
Rui Silva disse à Inforpress que esta actividade da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social (ACDS) da Ponta do Sol enquadra-se no programa preparado para o verão/2018, mas está a ser realizado no âmbito da festa da padroeira local, Nossa Senhora do Livramento, que se celebra a 24 de Setembro.
Segundo Rui Silva este torneio não conta com a participação da selecção do Porto Novo porque os responsáveis locais da modalidade declinaram o convite alegando falta de organização e de preparação para uma participação condigna na competição.
O torneio realiza-se no sistema todos-contra-todos e decorrerá, a partir deste sábado, no polivalente da cidade da Ponta do Sol.
Inforpress