O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, considerou, na ilha do Sal, onde presidiu a primeira edição do Sal Beach Soccer Cup, que utilizar o desporto para promover Cabo Verde é “de facto extraordinário”.


“O desporto pode ser um instrumento muito importante para o desenvolvimento de Cabo Verde, temos sol, belas praias, bons atletas, condições naturais (…), por isso mesmo o Governo está cá para apoiar esta iniciativa”, disse o governante, esperando que para o ano, ou os anos vindouros, haja mais competições, por exemplo, os jogos da Beach Soccer da CPLP, da CDEAO, entre outras competições.
“O Governo estará cá para apoiar, promover e para ajudar a desenvolver, bem-haja a todos que permitiram a realização do evento, bem-haja a ilha do Sal e Cabo Verde”, concluiu.
Por sua vez, o presidente da Câmara do Turismo, Gualberto do Rosário, considerando que o momento não era de discursos, porém de desporto, dirigindo breves palavras disse que é uma honra para a câmara ser uma das principais promotoras do evento que encontra “acolhimento perfeito” dentro dos estatutos e naquilo que é a estratégia de promoção do país, de dar Cabo Verde a conhecer no mundo como um destino turístico de referência.
“Felicitamos a todos e desejamos sucessos ao evento”, finalizou.
Depois das boas vindas, o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Sal, Pedro Neves, manifestando que a edilidade está engajada neste projecto, desafiou os operadores turísticos na ilha para nesta mesma senda, também conduzirem eventos desta natureza para o Sal.
“Durante estes três dias de actividade, desejo muita sorte, fair-play e morabeza a todos os participantes”, rematou Pedro Neves.
Nessa sua estada na ilha do Sal, o ministro do Desporto, Fernando Elísio, visitará também as infra-estruturas desportivas que receberão os jogos da CPLP 2016, bem como a Casa do Desportista, em Santa Maria.
Participam neste campeonato de futebol de Praia, para além da selecção cabo-verdiana, as equipas nacionais de Portugal, Espanha e Inglaterra.
Promovida pela Câmara do Turismo, em parceria com a Beach Soccer, os jogos, no sistema todos contra todos a uma mão, decorrem até domingo.
Para hoje, o primeiro jogo põe frente-a-frente Inglaterra e Portugal, seguido da partida Cabo Verde - Espanha.
Fonte: Inforpress