O treinador da selecção de futebol, no escalão sub-16, Jorge Humberto, já iniciou o processo para a definição dos jogadores que vão representar Cabo Verde na décima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no mês de Julho.


Esta semana o treinador esteve na Cidade da Praia para observar os jogadores durante o campeonato de Sub-16 e tem agendado observações em outras ilhas onde acontece a competição neste escalão.
Em declarações à Inforpress, disse que ainda é muito cedo para se definir o grupo dos jogadores, uma vez que os Jogos da CPLP vão acontecer no mês de Julho, na ilha do Sal.
No entanto, confirmou a notícia divulgada na página do Sporting da Praia que avança a pré-convocatória de Djeffi (Defesa Central), Venilson (Médio ala), Gy (Guarda-redes), Nitxo (Avançado) e Jú (Defesa Esquerdo), esclarecendo que se trata somente de uma escolha a nível regional.
A Direcção-Geral dos Desportos vai disponibilizar mais de dois mil contos para a preparação das selecções nacionais na X edição dos Jogos Desportivos da CPLP, que se realizam em Julho na ilha do Sal.
Segundo a organização, 1.044 participantes divididos por 702 atletas, 126 técnicos e 99 oficiais participarão nos X Jogos da CPLP, que se realizam de 17 a 24 de Julho na ilha do Sal, devendo cada país participar com uma delegação composta por 116 elementos.
À excepção da natação e o atletismo adaptado (paralímpico), duas modalidades dedicadas às categorias de sub-20, as outras modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, taekwondo e voleibol de praia, serão exclusivamente dedicados a atletas no escalão de sub-16.
Além de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, a X edição dos Jogos da CPLP deverá contar com a participação de delegações de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Fonte: Inforpress