Dez equipas em representação das regiões desportivas de Santiago Norte e Sul disputam, durante dois meses, um torneio regional de futebol sub-19, na Cidade da Praia, denominado Liga Stopira, em homenagem a este defesa internacional da selecção nacional de futebol.


De acordo com o promotor desta iniciativa, Armindo “Barrusco” Rodrigues, a prova conta com o envolvimento de dez equipas divididas em dois grupos de cinco cada, que se disputam num sistema de todos contra todos, e visa reconhecer “todo o esforço com que este jovem futebolista internacional cabo-verdiano vem apoiando a escola Kriolinhos”.
Barrusco avançou que Stopira apoia a escola “Kriolinhas” de Achada Santo António, na formação de jogadores de futebol através de donativos como bolas, t-shirts e de entre outros equipamentos desportivos arrecadados na Hungria, onde milita no futebol profissional.
Patrocinada pelo futebolista Yanick Stopira, profissional na equipa húngara de Videoton, a Liga tem a duração de 11 semanas e conta com o concurso de dez equipas, divididas em dois grupos de cinco cada, sendo que os dois primeiros posicionados se qualificam para às meias-finais.
O Grupo A é constituído pelas equipas de Tira-Chapéu, Calheta, Sporting, EFSOD (do professor Agostinho) e Bola P’ra Frente, enquanto a poule B é integrada pelas formações do Geração Benfica, Escola São Martinho, Tarrafal, Kriolinhos e Nhágar (Santa Catarina de Santiago).
A Liga Stopira teve o seu arranque este final-de-semana com a escola de São Martinho a vencer o Geração Benfica por 2-1,no Estádio Municipal Achada Santo António,  enquanto no Estádio Tira Chapéu, a equipa da Calheta São Miguel levou de vencida Tira-Chapéu por 3-1.
Jogos da 2ª Jornada
Grupo A: Tira Chapéu x Calheta e Bola pr’a Frente x Sporting (Estádio Tira Chapéu)
Grupo B: Geração Benfica x Tarrafal e Nhágar x Kriolinhos (Campo ASA)
Fonte: Inforpress