O Conselho Nacional de Arbitragem (CNA) já iniciou os testes físicos aos árbitros nacionais e internacionais do país, com vista à selecção das equipas para dirigirem os jogos do Nacional de Futebol 2016/17 que arrancam no mês de Maio.



O presidente do Conselho Nacional de Arbitragem, Rui Santos avançou à Inforpress que neste momento já contam com quatro trios seleccionados na região desportiva de São Vicente, dois em Santiago Sul e outros dois na ilha da Boa Vista.

Neste momento, referiu, estão em curso os testes físicos de capacitação e selecção para os árbitros da região desportiva de Santo Antão Sul, estando agendado para esta terça-feira a examinação dos árbitros de Santo Antão Norte.

De acordo com a calendarização do CNA, os examinadores testam os árbitros da ilha do Sal na quarta-feira, estando reservado o início do Maio para os árbitros de Fogo e Brava.

Rui Santos assegura que, doravante, apenas os árbitros selecionados nos testes estarão capacitados para os jogos do nacional de futebol, uma forma encontrada por este órgão federativo, de assegurar mais transparência na nomeação das equipas de arbitragem.

O nacional de futebol 2016/17 arranca este ano com um novo figurino, isto é, as 12 equipas campeãs apuradas (11 campeãs regionais mais o Mindelense enquanto detentor do título) estão divididas em grupos de quatro cada com jogo todos contra todos e a duas voltas, apurando-se para as meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado.

Na distribuição por grupos, o Grupo A ficou constituído pelos campeões regionais de São Nicolau, Maio, Santiago Norte e Fogo, o Grupo B por Santo Antão Norte, Santo Antão Sul, Mindelense e ilha do Sal, ao passo que no Grupo C figuram os campeões regionais da Boa Vista, Santiago Sul, Brava e o segundo representante de São Vicente.

A primeira jornada ficou assim escalonada: Maio – São Nicolau, Santiago Norte – Fogo, Santo Antão Norte – Mindelense, Santo Antão Sul – Ilha do Sal, 2º representante de São Vicente – Santiago Sul e Boa Vista – Brava, jogos previstos para o dia 13 de Maio.
fonte: Inforpress