A Associação Cultural e Desportivo “Kubikais”, do Bairro Craveiro Lopes na Praia, está a organizar um torneio de futebol para este sábado, 29, com cerca de oito equipas em comemoração ao sexagésimo terceiro (63º) aniversário do bairro.


Em entrevista à Inforpress, o vice-presidente da associação, Elton Mendes, avançou que convidaram várias empresas e equipas locais para fazerem parte da actividade, mas que somente oito equipas “deram a cara”, por isso, mesmo com pouco recurso, pretendem iniciar aquilo que consideram somente o começo da programação em comemoração à criação do Bairro, que será no dia 28 de Maio.
Para além do torneio que vai ser realizado no polidesportivo do Bairro Craveiro Lopes, a partir das 18:00, a associação pretende efectuar uma feira de saúde e um torneio de jogo Xadrez na praça local e actividades com crianças e idosos.
A organização sem fins lucrativos, que já tem cinco anos de estrada e tem como objectivo primordial o desenvolvimento do Bairro, já promoveu outros actividades de cariz social, desde a sua criação em 2012 até hoje.
“Já fizemos torneio anteriormente para arrecadar receitas que beneficiaram a escola do Bairro Craveiro Lopes, com oferta de materiais escolares”, disse, acrescentando que nos anos anteriores facultaram também aos jovens de São Martinho, Cidade da Praia, materiais desportivos para ocupação do seu tempo livre.
O Bairro Craveiro Lopes foi inaugurado em 28 de Maio de 1954, como Bairro de Santa Filomena, porque “a parte de baixo ainda não existia” e chamaram de Santa Filomena por causa da Santa que havia na Capela.
A parte do bairro, que chamam agora de bairro baixo, veio a ser inaugurada 2 ou 3 anos depois, e é justamente esta parte que vieram a chamar de Bairro Craveiro Lopes.
Fonte: Inforpress