O Governo encontra-se a trabalhar para dar conteúdos ao Centro de Rendimento do Estádio Nacional e, para o efeito, no mês de Junho, chegam a Cabo Verde técnicos cubanos especializados em atletismo para ministrar formação nesta área.


Esta informação foi avançada hoje pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, durante a sua visita ao concelho de Santa Catarina (Ilha de Santiago) onde manteve um encontro com a edilidade e com os desportistas locais.
O Governo, segundo o ministro, está a dar “passos significativos” no sentido de dar conteúdo ao centro de rendimento, pois, já há infra-estruturas, já foi feito um conjunto de melhorias nos últimos meses no estádio nacional, agora a aposta é nos conteúdos, indicou.
“Primeiro vamos trazer técnicos especialistas em atletismo, que vai ser a modalidade piloto”, precisou, explicando que os mesmos vão ficar instalados no estádio a partir do mês de Junho e iniciar um processo de prospecção daqueles que tem “maiores potencialidades”, juntamente com os municípios, os pais e as escolas.
Para facilitar a vida dos jovens atletas que estudam e  trabalham, disse que o Governo vai criar programas específicos,  o programa bolsa jovem atleta, que vai ser levado para aprovação no Conselho de Ministros, e o programa de regime de atleta de alta competição.
Com todos esses instrumentos, o ministro diz acreditar num “casamento perfeito” com o Centro de Rendimento do Estádio Nacional para que haja todas as condições para mais competições e para que no futuro haja mais campeões mundiais.
Fonte: Inforpress