A terceira edição da Liga Stopira, sub-19, arranca sexta-feira, no Estádio Municipal de Achada Santo António “Campo Sucupira”, com o embate Bola Pr’a Frente x Aliança, numa prova que conta com o concurso de 10 equipas de Santiago.


O torneio de futebol vai ser disputado com as 10 equipas repartidas em dois grupos de cinco, num sistema de todos contra todos a duas voltas, no qual os dois primeiros classificados de cada grupo passam à fase seguinte.
O Grupo A é constituído pelas equipas de Bola Prá Frente, Aliança (São Filipe), Fonton (Praia), Kriolinhos (ASA) e Real Txom Bom (Tarrafal de Santiago), ao passo que no grupo B estão inseridas as formações do Esperança (Calheta São Miguel), Tira Chapéu (Praia), EPIF (Praia) e Assonhagar (Santa Catarina de Santiago).
Segundo o mentor da iniciativa, Ivanir Rodrigues “Barrusco”, o torneio estava inicialmente programado para 16 equipas, mas a organização reduziu para 10 os participantes, devido a dificuldades de ordem financeira e falta de espaços para a realização de provas.
Nesta altura, o Estádio da Várzea encontra-se em obras e a Cidade da Praia está a receber competições a nível de diferentes escalões de formação e do futebol feminino, pelo que a Liga Stopira vai ser disputada nos estádios municipais de Santo António e Tira Chapéu.
Instituída em 2015, a Liga Stopira é patrocinada pelo internacional cabo-verdiano Yanick Stopira Tavares, actualmente a militar no Viedeotom da Hungria.
O futebolista estará de volta, em breve, ao país em férias, depois de ter conquistado o campeonato da presente temporada na Hungria.
Calendário dos Jogos da 1ª jornada:
Sexta-feira, Grupo A: Bola Pr’a Frente x Aliança e Fonton x Criolinhos. Real Tchom fica de fora.
Grupo B: Esperança x Tira Chapéu e EPIF x Assonhagar. Escola Djonsinho fica de fora.
Fonte: Inforpress