O projecto “Dragon Force Caça-Talento” que o Futebol Club do Porto (Portugal) está a implementar na Cidade da Praia, já tem seleccionado em dois dias de testes 38 dos cerca de 80 atletas que seguirão para segunda fase do projecto.


O director-geral do projecto deste clube português, Ricardo Frey Ramos disse hoje à  Inforpress, que até esta quarta-feira serão selecionados cerca de 80 atletas para a segunda fase do evento, que já conta nesta altura, com a participação de mais de 500 atletas jovens.
Posteriormente, dos 80 atletas seleccionados, cerca de 30 sairão para a última fase, em que esses jovens atletas cabo-verdianos terão um treino real na quinta-feira com o “staff” do Futebol Club do Porto que se encontra em Cabo Verde, com vista a formação de duas equipas que disputarão uma “espécie de final” esta sexta-feira.
A partir desse jogo de sexta-feira, indicou, serão extraídos os atletas que poderão seguir viagem para Portugal, a fim de ingressar nas formações de “sub 17” ou “sub 19” do Futebol Club do Porto.
Por outro lado, Ricardo Frey Ramos considera que o projecto decorre “de forma muito bem e vai de acordo com as expectativas já esperadas”.
A maior preocupação encontrada na Cidade da Praia, segundo o director do projecto “Dragon Force Caça-talento” refere-se à pouca prática de futebol, principalmente, para os mais jovens (nascidos após 2000) alegando que apresentam algumas dificuldades na leitura de jogo.
Outro aspecto apontado tem a ver com a ausência de escolas de formações de futebol, “o que era de esperar também, tendo em conta a realidade de alguns países africanos”, frisou.
Neste âmbito, acrescenta que Cabo Verde consta do plano estratégico de expansão do  projecto deste clube português, em criar escolas de formação dependendo da avaliação feita nesta etapa inicial do projecto.
O evento decorre de 26 de Junho a 01 de Julho na Cidade da Praia, Estádio Municipal Achada de Santo António, conhecido por Campo de Sucupira com a participação de cerca de 600 atletas distribuídos por equipas que emprestaram nomes a futebolistas que marcaram este clube como Deco, Rolando, Hulk, James Rodrigues, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Jorge Costa, Pedro Mendes, Falcão, João Moutinho, Derley, Helton, Mccarty de entre vários outros.
Fonte: Inforpress