O Sporting Clube da Praia conquistou a Taça de Cabo Verde em futebol ao vencer o Santa Maria, do Sal, por 2-1, na final disputada hoje a tarde no Estádio Nacional, em São Filipe, cidade da Praia.


Numa arbitragem com algumas indefinições de Nilton Teixeira, do Fogo, o jovem médio-campista João Paulino abriu o marcador aos 35 minutos da segunda parte, para aos 39 o dianteiro Igor aumentar o “score” num golo de antologia, pela forma como bateu três contrários num lance rápido de contra-ofensiva, para levantar todo o estádio.
A formação da ilha do Sal reduziu o “placard” já no período de compensação, altura em que Tchubasco bateu o guarda-redes Tchú, que momentos antes rendera o titular Kelvi, mas a confirmação da vitória do Sporting da Praia na “Taça Caixa” a nova designação da Taça Cabo Verde, já estava sentenciada.
No final do embate, o técnico dos “leões da capital”, Gil Mendes, manifestou a sua satisfação pela forma como o Sporting conseguiu redimir-se da sua fraca prestação no campeonato nacional com esta conquista da Taça Cabo Verde.
Já o técnico do Sport Club Santa Maria, Pulídio “Pú” Brito fez questão de parabenizar o Sporting pela conquista do ceptro, mas considera que a equipa de arbitragem não esteve à altura da final.
Pela conquista da “Taça Caixa”, o Sporting da Praia recebeu um troféu da Federação Cabo-verdiana de Futebol, entregue ao capitão Tigana pelas mãos do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e, um cheque de 100 mil escudos, oferta da Caixa Económica de Cabo Verde, patrocinadora oficial da prova.
A formação leonina conquistou ainda a taça “fair play”, sendo que a nível individual João Paulino (Sporting da Praia) levou o troféu de melhor jogador, Kelvy (também do Sporting da Praia) o do guarda-redes menos batido, e Gil, o melhor treinador, ao passo que Duda, avançado do Santa Maria (Sal) foi atribuído o troféu do melhor marcador.
A final foi assistida pelo seleccionador nacional, Rui Águas, técnico que teve a oportunidade de observar a prestação dos jogadores finalistas.
Com esta vitória na Taça Cabo Verde, o Sporting da Praia, vai disputar a “Super Taça Cabo Verde”, com a Académica da Praia, campeã de Cabo Verde, em jogo de abertura da próxima época, desportiva.
 Inforpress