A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) procede esta sexta-feira na sua sede em Chã d’Áreia, Cidade da Praia, à entrega de prémios monetários a todos os clubes participantes no Campeonato Nacional e da Taça Cabo Verde, denominado “Taça Caixa”.


De acordo com o regulamento da prova, a Académica da Praia, Campeã Nacional de Futebol, época 2017/18 vai receber um prémio monetário no valor de 200.000$00 pela conquista do campeonato
Às duas equipas finalistas, Académica da Praia e Club Sportivo Mindelense, serão atribuídas um prémio monetário de qualificação para a final no valor de 100.000$00, cada.
Os quatro clubes que alcançaram as meias-finais, isto é, a Académica da Praia, o Mindelense, Palmeira (ilha do Sal) e Foguetões (Santo Antão Norte) têm direito a um prémio monetário no valor de 50.000$00 cada.
Nessa perspectiva, a Académica da Praia acumulou um total de 350.000$00 sem se contar com a verba arrecadada na fase de grupos, ou seja, na primeira etapa, cada vitória em cada uma das seis partidas, valia automaticamente a cada clube um montante de 25.000$00.
Ainda, de acordo com este regulamento, cada um dos 12 clubes participantes nesta edição do Campeonato Nacional 2017/18 será contemplado com um subsídio de 50.000$00.
Para além de prémios colectivos, a FCF vai distinguir monetariamente os atletas individuais que mais se destacaram, com Ró, o avançado da Académica da Praia, a ser contemplado com 25000$00 como prémio atribuído na qualidade do Melhor Jogador do Campeonato Cabo Verde.
Cachito, guardião da Académica da Praia, recebe a mesma importância como o guarda-redes menos batido, assim como Xolote, avançado da Académica do Porto Novo, pela conquista do troféu do melhor marcador, com sete golos em seis jogos.
Já em relação a “Taça Caixa”, o Sporting da Praia, na qualidade de vencedora da prova recebe um cheque de 100.000$00 da patrocinadora da prova na qual João Paulino (Sporting da Praia) foi eleito o melhor jogador, Kelvin (Sporting da Praia), Guarda-redes menos batido, Duda (Santa Maria, Sal), melhor marcador e Gil Mendes (Sporting da Praia), melhor Treinador.
Conforme apurou a Inforpress, a cerimónia servirá também para o lançamento do Campeonato de Cabo Verde de futebol feminino, em sénior.
Inforpress