A equipa de Bola pra Frente venceu terça-feira, no Estádio da Várzea, o Sporting da Praia por 1-0, e apurou-se para a final do campeonato regional de futebol de Santiago Sul, no escalão sub-17.


Na final, a formação do Bola pra Frente vai defrontar a equipa do Maracanã, que automaticamente ganhou a passaporte para o campeonato nacional da categoria.
As duas equipas vão marcar presença no nacional, sendo a Bola pra Frente como defensor do título e o Maracanã na qualidade de segundo lugar ou campeão do regional de Santiago Sul, dependendo do resultado da final, que vai ser disputada depois do campeonato nacional.
A prova realiza-se de 30 de Agosto a 08 de Setembro, com as cidades da Praia e do Mindelo a receberem a primeira fase e Tarrafal (Santiago) a acolher as meias-finais e a final.
O Maracanã vai integrar o Grupo B2, juntamente com as representantes de Santiago Norte e Fogo, com a primeira fase a ser disputada na ilha de Santiago.
À semelhança do nacional de futebol feminino, a prova vai ser disputada no sistema de proximidade, com as equipas de Barlavento e Sotavento divididas em dois subgrupos.
Em relação aos jogos do Mindelo, os campeões regionais de Santo Antão Norte, Santo Antão Sul e São Vicente partilham o Grupo A1, num sistema de todos contra todos, ao passo que no Grupo A2, os vencedores dos campeonatos regionais de São Nicolau e Sal jogam entre si a duas mãos para o acesso às meias-finais.
Quanto à poule de Sotavento, Bola Pa Frente (bi-campeã nacional em título) divide o Grupo B1 com as equipas campeãs regionais da Boa Vista (a ilha pertence a região de Barlavento, mas nesta prova está inserida no grupo do Sul), e do Maio.
A ilha Brava está fora desta competição, já que a associação não realizou o campeonato regional neste escalão.
Inforpress