O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol disse hoje que o País tem muitos jovens com qualidade e competência para, no futuro, representar a Selecção Nacional, realçando, no entanto, que é fundamental apostar nos diferentes escalões de formação da modalidade.


Mário Semedo fez estas considerações em declarações à Inforpress à margem do jogo de observação entre mistos de Santiago Norte e Sul promovido este sábado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.
Conforme explicou, esta iniciativa envolve jovens dos 18 aos 22 anos das duas regiões da ilha de Santiago e está inserida no quadro da política de formação e observação da federação.
“Quisemos aproveitar a estada do seleccionador nacional e da equipa técnica para fazer esta observação em Santiago convidando as regiões norte e sul da ilha a organizarem um jogo e ver o que se pode fazer relativamente à questão de caça de talentos”, disse, Mário Semedo, garantindo que a FCF vai continuar a apostar noutros escalões de formação.
No seu entender é fundamental que se comece a ter uma ideia a nível nacional dos jogadores com talento, e através das acções de formação e jogos de observação criar selecções de diferentes categorias que, conforme adiantou, irão participar não só nos jogos amigáveis como também nas competições.
De acordo com a mesma fonte, a FCF pretende, posteriormente, promover a iniciativa de jogos de observação e formação de jogadores noutras ilhas do arquipélago, com o objectivo de explorar as potencialidades que o País dispõe.
Em comunicado de imprensa enviado recentemente à redacção da Inforpress, a FCF elucida a esse propósito as duas participações em competições internacionais a nível de sub-16 e sub-17, nomeadamente a participação nos Jogos Desportivos da CPLP, realizado em São Tomé e Príncipe e a participação na fase de qualificação para o CAN’2019 no Senegal.
As referidas participações foram oportunidades de aprendizagem, de conhecimento, mas também de competição proporcionado oportunidades aos jovens atletas, refere o mesmo documento.
A selecção cabo-verdiana de futebol de sub-16 regressou com a medalha de prata nos Jogos Desportivos da CPLP, realizados em São Tomé e Príncipe, enquanto a selecção de sub-17 atingiu as meias finais do torneio da qualificação da União das Federações Oeste Africanas (UFOA).
Inforpress