O pelouro do desporto da Câmara Municipal do Sal promove, entre 06 a 07 de dezembro, uma formação para treinadores de futebol, com aulas teóricas (biblioteca municipal) e práticas (estádio Marcelo Leitão), sendo o formador o antigo jogador internacional português, e agora treinador, Hugo Leal.


Leal, que jogou em clubes como Benfica, Atlético de Madrid ou Paris Saint Germain, e é membro da equipa técnica do Estoril-Praia, é já um conhecedor das necessidades a nível da formação de treinadores da ilha do Sal, ele que já esteve em pelo menos duas ocasiões, só o ano passado, a ministrar a mesma formação.
De referir, também, que de 24 a 30 de novembro último, a Federação Cabo-verdiana de futebol (FCF), promoveu, adentro a parceria com a KNVB (Real Associação Holandesa de Futebol), uma formação com 24 formandos, ministrada pelos técnicos da KNVB, Rob Klein e o cabo-verdiano descendente e ex-internacional holandês, David Mendes da Silva.
De recordar ainda a formação de monitores das escolinhas de iniciação desportivas das modalidades coletivas em geral, organizada pela DGD, com 20 formados, e ministrada pelo treinador e professor universitário, Ulisses Barros.
Estas são apenas algumas iniciativas nos últimos tempos e que dão prova de uma atenção cada vez maior das instituições e agentes desportivos à importância de uma aposta forte e consequente na formação de atletas e quadros para um desenvolvimento sustentado do desporto nacional
dgd