As  seleções de futebol de Angola e Guiné Bissau conhecem sexta-feira, 12, os seus adversários  no Campeonato Africano das Nações deste ano "CAN2019", cujo sorteio realiza-se às 18 horas, na cidade egípcia do Cairo.


Segundo anunciou esta quinta-feira a CAF, as duas seleções lusófonas integram o Pote 4 com as congéneres do Zimbabwe, Burundi, Namíbia e Tanzânia.

Para atingir à fase final do CAN, a disputar-se de 21 de Junho a 12 de Julho, a selecção angolana ocupou a primeira posição do grupo I, com 12 pontos, os mesmos que a Mauritânia, em segundo, deixando para trás o Burkina Faso (10 pts) e o Botswana (1 ponto).   

Jà a Guiné Bissau terminou no primeiro lugar do grupo K com 9 pontos, à frente da Namíbia com 8 pontos, e de Moçambique, também com 8 pontos e Zâmbia com 7 pontos.

Cabo Verde ficou de fora da prova com 5 pontos no grupo L, que foi comandado pelo Uganda com 13 pontos, seguido da Tanzânia com 8 pontos e Lesoto com 6.

O CAN2019 será disputado em seis campos e quatro cidades, designadamente os estádios “Internacional”, “30 de Junho” e “Al Salam” (todos sediado no Cairo), assim como os de “Alexandria”, “Suez” e “Ismailia”, respectivamente, em cidades com os mesmos nomes.

Esta será a quinta vez que os egípcios acolhem um CAN em futebol.

Eis os potes:
Pote 1: Egipto, Camarões, Senegal, Tunísia, Nigéria e Marrocos
Pote 2: República Democrática do Congo, Ghana, Mali, Cote d’Ivoire, Guiné Conacry e Argélia
Pote 3: África do Sul, Uganda, Benim, Mauritânia, Madagáscar e Quénia
Pote 4: Zimbabwe, Namíbia, Guiné Bissau, Angola, Tanzânia e Burundi.