A equipa do Volcan Júnior (Costa do Marfim) conquistou hoje, no Estádio Nacional, a primeira edição do Africa Youth Cup ao vencer, o Pawas Academy (Nigéria), por 6-5, nas grandes penalidades.


Durante o tempo regulamentar o jogo ficou igualado, a zero, mas os marfinenses estiveram sempre melhor durante a partida, tendo desperdiçado algumas oportunidades de golo.
Antes da final, para a disputa do terceiro e quatro lugares, Bayelsa Starlets (Nigéria) venceu o Desportivo Academy (Costa do Marfim), por 2-1, e conquistou um lugar no pódio desta competição de futebol sub-16, que decorreu nos concelhos da Praia e São Domingos.
No final da partida foram medalhadas todas as equipas e atribuído troféus aos três primeiros classificados, ao melhor guarda-redes para Sidebe Sada, do Desportivo Academy e para Délcio Fernandes, da Misto de Santiago, que foi considerado melhor jogador da competição.
Classificação final: 1º- Volcan Júnior (Costa do Marfim), 2º- Pawas Academy (Nigéria), 3º- Bayelsa Starlets (Nigéria), 4º- Desportivo Academy (Costa do Marfim), 5º- Benfica (Portugal), 6º- Misto de Sotavento, 7º- Misto de Barlavento e 8º- Daraja (Costa do Marfim).
O torneio internacional Africa Youth Cup Praia foi disputado no Estádio Municipal de São Domingos, nos campos de Tira-Chapéu, Pensamento, Achada Grande Frente e São Filipe, de forma a fazer com que este evento sirva para o desenvolvimento do futebol e intercâmbio cultural entre as comunidades e os atletas.
A organização contou com o envolvimento de várias instituições parceiras, como as autarquias da Praia e de São Domingos, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, a Federação Cabo-verdiana de Futebol e o Ministério do Desporto.
Inforpress