A abertura do World Coaches Course (parte II) teve lugar hoje de manhã, no Centro de Estágio da FCF, com a presença do Presidente e Vice Presidente, Mário Semedo e Inácio de Carvalho, respectivamente.


Da parte da KNVB estiveram presentes os Instrutores, Rob Klein e Joahan Neeskens, este, antigo internacional holandês, duas vezes vice campeão do mundo e três vezes consecutivos, campeão da Europa pelo Ajax de Amsterdam.
Durante a sua intervenção, o Presidente Mário Semedo destacou a importância deste curso no processo de desenvolvimento do futebol nacional, pois, os formandos sairão mais capacitados e competentes para exercerem as suas funções.
Recomendou ainda aos formandos a partilha dos conhecimentos que adquirirem durante a formação como forma de proporcionar aos colegas que não puderam participar, esses conhecimentos. Deixou garantias de organização de mais ações de formação, pois, o desenvolvimento do futebol requer formação permanente. Destacou a presença de 4 mulheres na formação, nomeadamente a Nita Silvério, Selecionadora Nacional e medalha de ouro nos recentes jogos africanos de Praia, Lúcia Moniz, capitã da Seleção Nacional, Neuza Gonçalves, ex atleta da Llana do Sal, campeão nacional, e Ivanilda Barreto, ex atleta a actual treinadora da equipa do Delta.
Por sua vez, o Sr. Rob Klein manifestou a sua satisfação por estar mais uma vez em Cabo Verde, e de reencontrar os treinadores com quem esteve o ano passado. Destacou a exemplaridade da cooperação entre a FCF e a KNVB.
Johan Neeskens durante a sua intervenção manifestou a sua satisfação em estar em Cabo Verde, comprometeu partilhar a sua experiência com os formandos, pois, entende ele que o futuro do futebol tem que ser garantido através de formação e de partilha de experiências. De recordar que Neeskens foi treinador assistente de Frank Rickard, no Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Etoo, Messi ,etc.
Este curso conta com a participação de todas as regiões desportivas do País.
O curso, que será dirigido pelo instrutores holandeses Rob Klein, Johan Neeskens e David Silva, decorre no Estádio Nacional e terá a duração de 5 dias uteis com sessões teóricas e práticas e o encerramento está previsto para o dia 26 e terá a honrosa presença do Burgomestre de Roterdã, que estará de visita a cidade da Praia.
Rob Klein e David Silva estiveram no ultimo World Coaches Course, em Novembro de 2018, e desta vez terão a honrosa companhia do antigo internacional holandês e vice campeão do mundo, Johan Neeskens, que foi colega do mítico Johan Cruyff na famosa seleção “Laranja Mecânica”.
FCF