O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo afirmou este sábado que Sal é a ilha que mais está a evoluir a nível do futebol nacional, estribando-se nos indicadores onde foi quatro vezes finalista.


Mário Semedo fez essas considerações no acto de inauguração do Centro de Estágio que teve lugar na tarde deste sábado, no largo do respectivo edifício, nos Espargos.
“Os indicadores são claros. Este ano, por exemplo, Sal foi quatro vezes finalista: Sub 17 em São Vicente, Taça de Cabo Verde, na Praia, Campeonato de Cabo Verde no Sal, e também Campeonato Nacional de Futebol Feminino, no Sal. Embora a ilha não ter ganho nenhum, o mais importante é que esteve na final e podia perfeitamente ganhar”, precisou.
Por isso, acrescentou o líder da FCF, o Centro de Estágio surge num momento “importante” já que vai contribuir para uma evolução cada vez mais do futebol na ilha do Sal, e consequentemente em Cabo Verde.
“A ilha do Sal está a dar mostras claras que é a ilha que mais está a evoluir no futebol nacional”, reiterou, reforçando que a inauguração do centro de estágio é um sinal claro que a aposta é na formação, enaltecendo a parceria da autarquia local que também tornou possível a concretização deste projecto, financiado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Albino Lopes, presidente associação Regional de Futebol do Sal, considerou, por seu turno, que a inauguração deste centro de estágio é um marco “muito importante” para a história do futebol local.
“Hoje é um dia de festa na região desportiva na ilha do Sal. Inauguramos um centro de estágio de formação de jovens, no futebol, espaço que vai albergar, também, a sede da Associação Regional do Sal, e uma porta aberta a toda a população da ilha do Sal”, sublinhou, agradecendo à Câmara Municipal, a Federação Cabo-verdiana de Futebol e a FIFA que financiou todo o projecto.
Albino Lopes conclui fazendo um apelo no sentido da valorização e conservação do espaço, e os jovens, especialmente, usufruam, convenientemente, deste espaço visando o aparecimento de grandes atletas no futuro.
Depois da Cidade da Praia, Maio de 2006 e Mindelo, Março de 2015, a Federação Cabo-verdiana de Futebol inaugura o seu terceiro centro de estágio na cidade de Espargos, mais precisamente na zona de Horta.
Considerada uma infraestrutura “extremamente importante” para o desenvolvimento sustentável do futebol, o Centro de Estágio tem 13 quartos duplos, um campo relvado e ainda espaço para escritório.
O acto de inauguração que contou com uma presença significativa de jovens e atletas, foi testemunhado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, representante da FIFA, entre outras figuras ligadas ao desporto e não só.
Inforpress