Numa conferência de imprensa realizada na manha desta segunda-feira, 08 de Junho, o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, acompanhado do vice-presidente Inácio Carvalho, esclareceu algumas questões que tem vindo a público neste dossiê época desportiva 2019/2020.


Mário Semedo começou por dizer que desde a pausa da época desportiva, devido a Covid-19, esteve a FCF sempre em contato com as associações regionais de futebol dando informações sobre os contatos com o governo, as entidades de saúde e até a FIFA. Nestas comunicações com as associações regionais, a FCF sempre pediu opiniões e contribuições.
“Nunca a FCF formalizou o cancelamento da época desportiva. Não impusemos, também, a retoma da prova, como se viu em alguma comunicação social. Não é a FCF que vai numa determinada associação regional dizer o que esta deve ou não fazer. Essa é uma competência de cada associação regional e não da FCF, pois tem o seu efeito jurídico. Se o fizermos será nulo”, esclareceu Mário Semedo que ainda acrescentou que é muito bom o relacionamento com as associações desportivas.
De acordo com a resolução do governo, que diz que a partir de 15 de Agosto abriu-se a possibilidade da retoma das atividades desportivas, com exepçao da ilha de Santiago, que será um mês depois. E foi neste sentido, que a FCF pediu as associações regionais para que junto dos clubes tomassem a melhor decisão relativamente a época desportiva. “Não foi uma imposição e nem deveria ser, por respeito à competência própria das Associações”.
Mário Semedo afirmou que não há polemica e não poderá haver, até porque o momento sanitário que o país vive exige ou deverá exigir de todos nós, paciência, tranquilidade e entendimento, pois o foco deve ser no combate ao vírus Covid-19. Diz ainda que o futebol está unido para que haja uma decisão sobre o final da época desportiva.
Para terminar deixou, mais uma vez claro, a disponibilidade da FCF em organizar o campeonato nacional, que é uma prova da sua competência , caso exista tal possibilidade.
FCF