Durante cerca de um mês, instrutores da Federação Cabo-verdiana de Futebol estiveram nas 11 regiões desportivas do país para dar formação as associações regionais e aos clubes nelas afiliadas sobre a plataforma FIFA Connect.


O objetivo da referida ação de formação foi de capacitar os quadros pertencentes à essas estruturas, de conhecimentos que lhes possibilitem utilizar a referida plataforma, ferramenta indispensável no relacionamento entre clubes, Associações e Federação Cabo-verdiana de Futebol.
“Durante a formação podemos aprender como inscrever jogadores, transferir jogadores quer a nível da região ou com outras regiões, pedir empréstimo de jogadores e muito mais. Esta plataforma é muito vantajosa para o desenvolvimento do nosso futebol porque torna impossível a dupla inscrição de jogadores e da uma maior transparência ao nosso futebol”, confidenciou Lenine Rocha, do Sporting da Praia, que esteve na formação.
“A formação teve 95% de aproveitamento por partes dos clubes. Um dos formandos confidenciou que a plataforma é o melhor instrumento que a FCF disponibilizou aos clubes, em termos administrativos. A satisfação é generalizada de clubes que hoje veem no FIFA Connect algo que irá ate mudar a organização interna dos próprios clubes”, informou Odílio Neves, um dos formandos.
O projeto Cabo Verde Connect advém da plataforma FIFA Connect, a qual foi desenvolvida pela FIFA e visa dotar todas as Federações de meios de comunicação e sistemas modernos de interação, através de uma rede informática que gere todas as situações ligadas a gestão do futebol, desde o processo de inscrição e registo dos atletas e demais agentes desportivos, gestão das competições e outras atividades afins.
Desde o dia 01 de Setembro de 2020, os clubes passam a inscrever os jogadores e o staff técnico nas respectivas associações regionais, através da plataforma.
FCF