O presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, estará em Cabo Verde no próximo dia 1 de março para inaugurar a Academia do clube na cidade da Praia.

Nuno Figueiredo, um dos directores de projectos desportivos do clube português já se encontra na capital para certificar os treinadores que irão trabalhar na escola de formação.

Bruno de Carvalho deverá ser acompanhado pelo chefe de departamento de projectos internacionais, escolas e academias do Sporting, Luís Roque, e por um dos vice-presidentes, disse Rui Reis, outro director de projectos desportivos do clube.

"Nesta primeira fase estamos a preparar os caminhos para a abertura oficial de uma academia do Sporting em Cabo Verde. Estamos aqui para falar com os técnicos, dar formações, coordenar do ponto de vista administrativo, de imagem, de infraestruturas, tudo para arrancar da melhor forma possível", disse Rui Reis, durante a inauguração do Espaço Verde, uma loja de venda de artigos desportivos do Sporting da Praia.

Além da cidade da Praia e Sporting Clube de Portugal pretende abrir outra academia na ilha de São Vicente, onde os técnicos também estiveram na quarta-feira para certificar monitores cabo-verdianos.

Para Nuno Reis a grande dificuldade em Cabo Verde é conciliar as bases e métodos de trabalho e adaptar a uma cultura "um bocadinho diferente", mas o país tem "matéria-prima que poderá dar resultado". Mas “a ideia não é só formar jogadores, mas também formar homens” salientou.

Segundo o presidente do Sporting da Praia, Paulo Veiga, por agora, a escola vai funcionar nos centros de estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na Praia e no Mindelo, mas a ideia é "a médio prazo" ter a própria academia em conjunto com a equipa portuguesa.

Isto porque o projecto vai abrir muitas oportunidades para os jovens jogadores cabo-verdianos, que, além de participar em colónias de férias na academia do Sporting em Alcochete, poderão orgulhar-se de terem formado numa academia certificada pela do Sporting de Portugal, "uma das melhores do mundo".
C/Lusa