Rodirlei José Ascensão Duarte, Rody, decidiu regressar à ilha do Sal, ao seu clube de origem, o Futebol Clube Santa Maria, anunciou o Sporting da Praia.


O atleta, de 24 anos, foi vendido, a seu pedido, para o clube salense, regressando assim ao seu porto de partida na sua terra natal.

Venceu, pela seleção de Cabo Verde de sub-20, o torneiro de Futebol dos Jogos da Lusofonia disputados em Lisboa, sendo um dos destaques da formação crioula.

O avançado Despertou o interesse de clubes como Benfica, Vitória de Guimarães, Valência, Sporting, entre outros, acabando por sair do seu clube formador em Cabo Verde (Santa Maria) e terminar a formação no Futebol Clube de Porto.

Apesar de uma lesão que o afastou bastante tempo dos relvados, teve, ainda antes desta, tempo de ser chamado por diversas vezes por Jesualdo Ferreira a treinar juntamente com os seniores realizando alguns jogos pelo FCP na Liga Intercalar Zona Norte.

Quando chegou a sénior mudou-se para Barcelos, onde foi campeão da Liga Orangina pelo Gil Vicente.

Mudou-se para o Pinhalnovense na temporada 2011/12. Seguiram-se Famalicão, Nogueirense FC, ACS Poli Timisoara da Roménia e por último o Sporting da Praia em 2015.