A Team USA Cabo Verde Interilhas divulgou a equipa ideal da Diáspora USA da Década de 2010.


“O futebol da diáspora produziu grandes talentos nos últimos 10 anos. Vamos apresentar o 11 Ideal durante este período com atletas que jogaram o seu melhor futebol nos últimos 10 anos”, lê-se na página de facebook Team USA Cabo Verde Interilhas.

“Decidimos considerar apenas jogadores que tinham menos de 30 anos em 2010 e jogaram no escalão sênior nos EUA no início da década. Pedimos desculpas, desde já, se por acaso está algum jogador na lista que não faz parte do critério utilizado. Podem nos deixar saber que podemos editar a lista”, continuou a divulgação.

“O objectivo é primeiramente reconhecer esses jogadores do nosso futebol local, mas também para refletirmos aonde poderíamos estar se conseguissemos formar uma só equipa e representar a comunidade cabo-verdiana em torneios nacionais tais como a US Amateur Cup e Open Cup. As melhores equipas amadoras dos EUA, tais como o Boston Olimpiacos (gregos), Brookline Italians (italianos), Connecticut Croatians (croatas) ou New York Lansdowe Bhoys (irlandeses), representam as suas nacionalidades de origem.”, lê-se.

“Salvo a equipa do Emigrantes das Ilhas, em 2012, nenhuma equipa cabo-verdiana nos EUA competiu seriamente numa competição nacional. Portanto devemos imaginar o que poderíamos ter atingido no futebol, até onde poderíamos promover os nossos jovens e abrir-lhes as portas para o futebol profissional se tivéssemos formado uma só equipa com os melhores “craques”, continuou.

“Mas agora temos a obrigação de fazer tudo para não repetirmos o mesmo erro de confortar apenas com competições locais e em ligas cabo-verdianas. Sabemos que esse 11 ideal pode não ser perfeito ou que pode criar polêmicas, mas devemos focar no objectivo da publicação, que é para pensarmos até aonde podemos chegar se unirmos no futebol.”, concluiu.

Eis o 11 Ideal apresentado pela Team USA Cabo Verde Interilhas:

Guarda-Redes: Kuka

Defesas: Djay, Kim, Rafael e Pondoce

Médios: Zidane, Moises e Ernesto

Avançados: Valdado, Zazano e Zico Veiga

ADP/Team USA Cabo Verde Interilhas