A selecção cabo-verdiana de futebol concentra-se em Portugal, em Novembro, no estágio de preparação para o jogo com a sua congénere dos Camarões para a jornada inaugural do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2021.


O jogo Camarões x Cabo Verde, de acordo com a calendarização da Confederação Africana de Futebol (CAF), será disputado numa quarta-feira, 13 de Novembro em Yaoundé, sendo que cinco dias depois, 18, o combinado nacional volta a casa para fazer a recepção à equipa nacional de Moçambique no Estádio Nacional.

O seleccionador nacional de futebol de Cabo Verde explicou que por se jogar primeiramente fora de portas, implica que a selecção se concentre em Portugal para o seu jogo inaugural, com o propósito de “encurtar um bocadinho o tempo que já é pouco”, já que a grande maioria dos jogadores seleccionáveis jogam nos clubes europeus.

Considerou que as datas não foram favoráveis, primeiramente porque “são muito cedo e não permitem espaços para trabalhar minimamente”, mas promete trabalhar a equipa cabo-verdiana no que for possível.

Em relação ao jogo com Moçambique, Rui Águas mostrou-se apreensivo pelo facto da CAF agendar a partida para uma segunda-feira, mas disse esperar que “haja alguma tolerância neste dia que permite à equipa ter confortos em casa e que normalmente transporta as vitórias”.

Cabo Verde está inserido no Grupo F e para além dos Camarões (país anfitrião do CAN’2021) e Moçambique, tem ainda pela frente o Ruanda.

No Grupo F os Camarões estão automaticamente qualificados, na qualidade de anfitrião da Copa pelo que se se classificarem em primeiro lugar, passam juntamente com o segundo classificado.

Se os Camarões ficarem em segundo no grupo, qualificam-se juntamente com o primeiro lugar do grupo, mas se terminarem a fase de grupo em terceiro ou quarto lugar, qualificam-se juntamente com o primeiro do grupo, o que significa que apenas uma selecção passa no Grupo F.

A fase final do Campeonato Africano das Nações disputa-se no Verão de 2021, nos Camarões.
Inforpress