Jovane Cabral está interessado em representar Portugal, desde logo, nas seleções de base nos sub-21.


Segundo a Cabo Verde e a sua Gente, a vontade do extremo do Sporting de Portugal, de 21 anos, surge precisamente depois do jogador ter aparecido que os desempenhos no Sporting (em que se sente como um jogador capaz de assumir o protagonismo no onze da equipa agora comandado pelo técnico português Rúben Amorim) lhe podem abrir as portas no futuro da equipa das Quinas.

Recorde-se que o jogador não compareceu ao estágio da selecção de Cabo Verde, em 2018, com vista á preparação para o encontro  frente a Lesoto,  no dia 09 de Setembro, em Maseru, a contar para a segunda jornada do Grupo L das eliminatórias do Campeonato Africano de Futebol (CAN) de 2019, nos Camarões.

Na altura a imprensa portuguesa tinha anunciado, que o jogador tinha escolhido em representar a seleção portuguesa de futebol em vez de a de Cabo Verde.

O jogador, natural de Santa Catarina, que já tem o passaporte português, alinhou uma vez na seleção AA de Cabo Verde, num jogo particular frente ao Luxemburgo, em março de 2017, o que não o impossibilita de representar a portuguesa, desde que tenha a autorização da FIFA.
Com/Cabo Verde e a sua Gente