O selecionador nacional Pedro Brito, ‘Bubista’, anunciou, no dia 27 de Setembro, os 27 eleitos que irão integrar os jogos da Seleção nacional frente a Andorra e a Guiné Conacri, encontros amigáveis a contar para a preparação para a dupla jornada de qualificação para o CAN frente ao Ruanda.


Os laterais Dylan Tavares, Steve Furtado, os médios Patrick Andrade e Willis Furtado e o avançado Willy Semedo são as novidades na primeira convocatória de Bubista após ter assumido o comando dos tubarões azuis em Janeiro deste ano.
Cabo Verde defronta a Andorra no dia 7 de Outubro no Estádio Nacional da Andorra.

Três dias depois, no dia 10, o combinado nacional defronta a Guiné Conacri no Estádio Municipal de Albufeira, Portugal.

O CrioloSports.com (CS) teve uma conversa com o selecionador nacional, Pedro Brito, ‘Bubista’.

A primeira entrevista de Bubista, após a convocatória dos jogadores que irão integrar a Seleção nacional para os jogos amistosos com a Andorra e Guiné-Conacri.

CrioloSports  - Durante a carreira do Mister, como jogador e treinador, o Mister tinha sonho ou ambição de algum dia ser selecionador nacional?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Sim desde o tempo em que eu era jogador e capitão da seleção tinha  como objetivo ser um dia selecionador de Cabo verde.

CrioloSports - Alguns cabo-verdianos discordaram com a escolha de Pedro Brito “Bubista” para selecionador nacional, com o argumento de que seria melhor a escolha de um treinador estrangeiro e com mais experiência. O que o Mister pensa sobre isso, sabendo que o Mister já tem um grande percurso e  experiência como jogador e treinador?

Pedro Brito, ‘Bubista’ -  Respeito as opiniões das pessoas. Até porque nessa matéria nunca   haverá consenso. Agora argumentar que deveria ser um treinador estrangeiro com mais experiência já é outra coisa. Primeiro eu não tenho problemas em ter um selecionador estrangeiro em cabo verde, até porque a minha carreira foi quase sempre no estrangeiro e sonho um dia ser selecionador no estrangeiro.
Agora falar de experiência acho que não faz muito sentido, tendo em conta toda a minha trajetória dentro da federação.  Fui capitão da seleção por mais de 10 anos, joguei em áfrica  e europa como profissional, fui selecionador dos sub-16/20, adjunto da seleção principal, treinador em angola, várias vezes campeão regional, campeão de Cabo Verde como treinador.
Se experiência é algo vivido anteriormente, garanto que tenho de sobra, por isso isso não pode servir de argumento.

CrioloSports - O que o Mister tem a dizer sobre jogadores cabo-verdianos que não escolhem Cabo Verde e ficam á espera de serem chamados para representarem outros países (Portanto colocam Cabo Verde á espera)? São convocáveis para o Mister?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Isto é um assunto pessoal. Cada um tem que ter o poder de escolha. Se eles têm possibilidades de poder representar mais do que um país acho que têm o direito de poder escolher, e isto acontece em todos países africanos.
Todos os jogadores que têm direito de representar a seleção cabo-verdiana são convocaveis.

CrioloSports - O Mister é um selecionador que pensa em dar jogadores que disputam os campeonatos em Cabo Verde oportunidades de estarem na seleção?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - O selecionador não tem de dar oportunidade para ninguém, nem aos residentes nem aos que jogam fora do país. Cada jogador, seja onde estiver, tem que lutar para a sua oportunidade.

CrioloSports - Qual e o objetivo de imediado ou primeiro objetivo a curto prazo do Mister como selecionador nacional?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - O meu primeiro objetivo é fortalecer o grupo com jogadores que querem trabalhar e estão dispostos a fazer sacrifícios para lutarmos para a qualificação para o CAN.
Quem não tiver esse espírito não tem mínima hipótese de fazer parte da seleção.

CrioloSports - Cabo Verde costuma jogar poucos jogos amigáveis, o que sempre dificulta o trabalho do selecionador. No entanto, com Bubista no comando  técnico vamos fazer jogos amigaveis frente a Andorra e Guiné Conacri, dia 7 e 10 de Outubro, de preparação para a dupla jornada de qualificação para CAN frente a Ruanda.
O que o Mister pensa desse investimento, agora, da FCF em jogos amigáveis? Que mais valia vai trazer ao combinado nacional?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Já ouvi o comentário que tive sorte de ter jogos de preparação. Vou só relembrar que a seleção fez dois jogos de preparação antes de começar a qualificação, contra Togo e Marselha, e tinha feito outro contra a Argélia.  Portanto os jogos de preparação não começaram comigo.

É sempre muito importante jogos de preparação porque dá a equipa técnica a oportunidade de ver em loco outros jogadores e eventualmente poder testar outras formas de jogar. Mas para mim, o mais importante é claramente conviver com os jogadores e sentir a disposição para ajudar a melhorar o grupo, porque qualidades para jogar já sei que eles têm porque vejo-os a jogar todas as semanas.

Tivemos no passado recente uma seleção que todos adoravam e respeitavam, vamos querer elevar a nossa seleção com respeito e qualidade para que todos os cabo-verdianos sintam orgulho da sua seleção.

CrioloSports - A primeira convocatória do Mister como selecionador nacional foi enviada á imprensa pela FCF via e-mail no Domingo, dia 27. Habitualmente, costuma-se fazer uma conferência de imprensa para se anunciar os convocados, justificar as chamadas e algumas ausências, falar do adversário, plano de jogo etc..etc. Sabemos do problema da Covid-19, mas pensamos que as novas tecnologias ajudam a mitigar esse problema.
a.    Porque não uma conferência de imprensa para anunciar os convocados, sabendo que poderia ajudar na reaproximação do público cabo-verdiano aos  Tubarões Azuis (Algo que acho que perdemos depois de alguns resultados negativos)?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Não temos quaisquer tipo de problemas em anunciar a convocatória em uma conferência de imprensa, até porque é usual em muitos países. Mas terá que haver condições para fazer isso, e neste momento existem alguns constrangimentos. Prometemos resolver isso no futuro.

b.    É essa a nova forma de anunciar as convocatórias da  seleção nacional da FCF e do Mister?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Tentaremos melhorar no futuro.

CrioloSports - Cinco caras novas na primeira convocatória do Mister. Uns já conhecidos do público cabo-verdiano e outros não muito.
Os laterais Dylan Tavares, Steve Furtado, os médios Patrick Andrade e Willis Furtado e o avançado Willy Semedo.

a.    O Mister vinha seguindo esses jogadores?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Se eu te disser a quantidade de jogo e jogadores que eu e os restantes membros da equipa técnica observamos por semena, vais me perguntar e como é que dormes?
Todos esses jogadores eu observei 5, 6, 7 e até 8 jogos cada um deles e sei que vão ser importantes dentro da seleção.

b.    Quais as  características de cada um que o Mister viu e pensou que poderiam ser uma mais valia para a seleção nacional?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - O Steve furtado e o Dylan Tavares  são  laterais ofensivos, rápidos e com boa leitura de jogo, sendo um lateral direito e outro lateral esquerdo.

O Patrick Andrade foi meu jogador nos sub-16.  Médio canhoto, agressivo,  rápido, com muita qualidade. Joga curto e longo com facilidade.

O Willis Furtado pode jogar a 10, a extremo e a médio interior esquerdo.  Também canhoto, um jogador muito forte, bom tecnicamente, que tem golo e com bom sentido tático.

O Willy Semedo é extremo, que joga dos dois lados, ou avançado centro muito rápido que tem capacidade goleadora.

Só espero que tenham o espírito de grupo e de conquista.

CrioloSports - Qual é o sistema de jogo que o Mister pensa ser mais adequado para a seleção nacional com os convocados do Mister?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - O compromisso e confiança dos jogadores para atacarem quando  temos a bola, e ter capacidade e elastidade posicional para reorganizar depois da perda, e coragem para conquistar a bola é mais importante do que qualquer sistema.

CrioloSports - Nota-se a ausência de Jamiro Monteiro, que vem fazendo uma boa temporada no MLS dos EUA. O Mister pode revelar o porque?
Também a ausência de Mailson Lima, que foi considerado o melhor jogador do Campeonato da Armênia. Opção do Mister ou alguma outra razão?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Jamiro foi pré-convocado, só que o campeonato onde ele joga não para e eles têm feito 3 jogos por semana. Ele pediu para ser dispensado tendo em conta que ficaria sem jogar para  sua equipa 4 ou 5 jogos que disse são jogos muito importantes.
E só estou a justificar isso porque ele jogou os dois últimos jogos da qualificação, mas não é de bom tom justificar jogadores que não estão na convocatória, até porque são muitos.

CrioloSports - O que significa para o Mister e a equipa vencer os dois primeiros jogos amigáveis?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Gostaria de vencer todos os jogos, até porque são os meus  dois primeiros jogos. Mas queremos ver o máximo de jogadores e sabemos que na maioria dos casos isso implica perda de rendimento e organização, mas queremos sentir a equipa com vontade de jogar bem e procurar a vitória.

CrioloSports - Muitos dos convocados já portaram a braçadeira de capitão nos seus clubes e na seleção. O Mister já tem uma idéia de quem vai dar a braçadeira de capitão?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Felizmente temos um lote de capitães que nos dá garantias, mas vamos melhorar também neste aspecto com a introdução de mais um elemento.

CrioloSports - Rwanda. Jogos de qualificação para CAN.  Cabo Verde está no momento fora da qualificação.
a.    Como vai a preparação para esse duplo compromisso?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Temos observado muitos jogadores e identificados muitos que achamos que podem  enquadrar no perfil daquilo que queremos implementar tanto a nivel técnico, tático como psicológico. Esperamos ter uma equipa fortíssima em Novembro para esses dois embates.

b.    Como o Mister encara esses jogos?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Com total otimismo, ambição e muita responsabilidade.

c.    O Mister pensa que vamos qualificar?

Pedro Brito, ‘Bubista’ - Tenho consciência que não será fácil, mas tenho a convicção que vamos apurar para CAN.

CrioloSports - Obrigado por tudo e boa sorte nessa nova etapa como selecionador nacional.
 
ADP
CrioloSports