Uma acção de formação para treinadores de futebol ministrada pelo ex-seleccionador de Cabo Verde Lúcio Antunes inicia-se hoje na cidade de Igreja, promovida pela câmara dos Mosteiros, através do pelouro do Desporto.
De acordo com uma nota de imprensa da câmara dos Mosteiros estão inscritos para a formação 23 jovens dos diferentes pontos do município dos Mosteiros, sendo a maioria iniciante.
Do programa proposto pelo formador Lúcio Antunes consta conteúdos como a “Linguagem que caracteriza o futebol moderno”, “A simbologia associada ao futebol”, “Momentos do jogo” e a “Simplificação do jogo”, “As componentes que caracterizam o treino”, “O plano de treino” e “Os métodos de jogos”, entre outros.
A formação de treinadores, com duração prevista de cinco dias, é uma das actividades inscritas na agenda desportiva de Mosteiros para 2023 e será a quarta iniciativa deste género promovida pelo pelouro do Desporto, já que em 2021 e 2022 organizou formação para árbitros de futsal, para nadadores e para árbitros de futebol.
Antes da realização da formação para treinadores de futebol a câmara dos Mosteiros, através do pelouro do Desporto, procedeu já à entrega de subsídio de transporte às quatro equipas federadas do município que participam nas provas regionais do primeiro e segundo escalões, num valor total de 440 contos.
Para as três equipas que militam no campeonato regional do primeiro escalão, nomeadamente Cutelinho, Grito Povo e No Pintcha, a autarquia dos Mosteiros disponibilizou o valor de 120 mil escudos cada, e para a equipa que disputa o campeonato do segundo escalão, Atlético, recebe o valor de 80 mil escudos.
O acto de entrega foi presidido pelo presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, que desafiou os clubes locais a trabalharem no sentido de levar mais títulos para o município dos Mosteiros, lembrando que o único título de campeão regional de futebol foi conseguido pelo Cutelinho há duas décadas.
Durante o acto, o presidente da câmara enumerou os vários investimentos realizados pela autarquia dos Mosteiros em todo o território municipal, em prol do desenvolvimento do futebol, destacando as infra-estruturas construídas um pouco pelas diversas localidades.
Igualmente, apontou os projectos em carteira como o arrelvamento dos campos de Canal e de Fonte Curral, assim como dos recursos financeiros alocados ao desporto, sublinhando que os financiamentos têm sido mobilizados “única e exclusivamente” pela câmara que tem recorrido ao tesouro municipal e a parceria junto de autarquias com as quais Mosteiros tem protocolos de cooperação e junto da comunidade emigrada.
JR/AA
Inforpress