África: FIFA levanta suspensão de Akwá após treze anos


A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) levantou, treze anos depois, a suspensão imposta ao ex-futebolista angolano, Fabrice Alcebiades Maieco “Akwá”.


O levantamento da suspensão surge na sequência de o clube Al Wakrah do Qatar ter perdoado, em 95 por cento, a dívida ao ex-jogador avaliada em 260 mil dólares, por incapacidade de liquidação.

Decorria o ano de 2009, quando o antigo jogador do Nacional de Benguela (1992/93) excedeu o tempo de ausência no clube árabe em favor da Selecção Nacional, tendo sido multado com tal quantia monetária.

Desde então, o maior goleador da Selecção Nacional, com 36 golos em 80 jogos, esteve impedido de exercer qualquer função como jogador ou como dirigente desportivo.

Em declarações, na quarta-feira, à imprensa, o promotor do projecto de descoberta de talentos, denominado "Kandengue Habilidoso” mostrou-se satisfeito por ver resolvido um problema de treze anos, em quatro dias.

Akwá, que se encontra no Qatar, a convite da direcção do Al Wakrah, onde joga o angolano Gelson Dala, afirmou que agora pode trabalhar profissionalmente como treinador ou dirigente, apontando como preferência o Nacional de Benguela, seu clube de formação.

De 45 anos, o ex-jogador foi o protagonista do golo que garantiu a qualificação inédita de Angola para o Campeonato do Mundo, disputado na Alemanha, em 2006.
JDA


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.