África: Morreu ex-ministro dos Desportos do Senegal Youssoupha Ndiaye



O antigo ministro de Estado, ministro dos Desportos e magistrado senegalês, Youssoupha Ndiaye, morreu sábado em Saint-Louis, aos 83 anos de idade.


 
Antigo futebolista internacional, Youssou Ndiaye, como era mais conhecido, foi membro da equipa senegalesa que ganhou a medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos da Amizade de 1963, em Dakar, e marcou seis dos 12 golos conseguidos pela sua equipa nesta competição.
Ministro de Estado, ministro dos Desportos do Presidente Abdoulaye Wade (2000-2012), Youssoupha Ndiaye foi ainda presidente das federações senegalesas de futebol e ténis, bem como do clube de US Gorée, que "entregou" a Augustin Senghor, em 2002.
Ndiaye foi também membro do Comité Olímpico Internacional  (COI), de 2002 a 2008, e árbitro no Tribunal de Arbitragem do Desporto (TAS), entre outras posições internacionais.
 
Jurista emérito, ele presidiu também ao Conselho Constitucional do Senegal, de 1993 a 2002.
Descrito como “homem multidimensional”, o seu nome foi dado ao Centro Técnico Nacional de Futebol em Guéréo (na Pequena Costa) como homenagem à sua impressionante carreira desportiva.
pana


Print   Email