África: CAF apresenta hino do CAN-2023


A 34ª edição do Campeonato Africano das Nações Côte d'Ivoire 2023 vai decorrer ao ritmo de “Akwaba”, o nome dado ao hino oficial da competição, divulgado na última terça-feira, pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pelo Comité Organizador Local.



O lançamento do nome oficial do hino aconteceu dias depois das duas instituições (CAF e LOC) terem revelado o nome da bola oficial, "Pokou", em homenagem ao antigo craque ivoirense Laurent Pokou, e da mascote Akwaba, um termo que numa das línguas nacionais da Côte d'Ivoire significa "Boas-vindas”.

"Akwaba" é uma música produzida pela "Global Universal Music Africa" que, para além de integrar o tema "Orgulho do Futebol Africano" para o torneio, incorpora uma declaração de amor à modalidade, um tributo à diversidade cultural do continente e à hospitalidade da Côte d'Ivoire, quando África se reunir, de 13 Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, para a 34ª edição do evento.

A obra musical foi criada pelo grupo ivoiriense Magic System, autor do sucesso "Premier Gaou".

Espera-se que "Akwaba" tenha impacto no continente africano e no mundo.

Limitação do número de jogadores

Por outro lado, ao contrário do que aconteceu na edição de 2021 do Campeonato Africano das Nações em futebol, em que tinha sido autorizada a inscrição de 28 jogadores para cada país apurado, devido à pandemia da Covid-19, a Confederação Africana de Futebol decidiu recuar na 34ª edição.

Neste contexto, em cartas enviadas às federações dos países apurados, a CAF decidiu que cada um deve enviar uma lista final de no máximo 23 jogadores.

Na mesma nota, o órgão reitor do futebol africano solicita que os países participantes devam mandar uma pré-lista de 55 jogadores à CAF, até impreterivelmente no dia 13 de Dezembro do ano corrente.
JDA


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.