CAN: CAF apresenta bola oficial do CAN 2023


A Confederação Africana de Futebol (CAF) e a PUMA desvendaram a bola oficial do Campeonato Africano das Nações Total Energies Côte d'Ivoire.


A bola em causa chama-se Pokou, do nome de um lendário atacante ivoiriense, Laurent Pokou, decano do  futebol africano, cujos cinco golos históricos dos seis contra um (6-1) da Etiópia, na edição de 1970 do CAN, permanecem um recorde na história desta competição, relatou a CAF no seu website.

Após um acordo de longo prazo com a CAF e a empresa PUMA, anunciado na véspera do sorteio dos grupos do CAN TotalEnergies em Abidjan, a capitqal económica da Côte d'Ivoire, a revelação da bola é uma nova etapa na contagem regressiva do pontapé de saída oficial desta competição agendada para 13 de janeiro de 2024, segundo a mesma fonte.

Um filho do defunto Pokou, Erwan, teve a honra de exibir ao público esta bola que representa as três cores nacionais da Côte d'Ivoire, designadamente a branca, cor-de-laranja e verde, conforme as últimas tecnologias que revolucionarão o jogo  no continente e além-fronteiras.

"É um momento emocionante para a minha família. É uma grande honra para o meu falecido pai, que deu a sua vida ao futebol ivoiriense, de ver a bola oficial de um tal torneio a decorrer na Côte d'Ivoire levar o seu nome", exclamou-se.

"A minha família aprecia os esforços da CAF e do Comité de Organização Local (COCAN) para celebrar os heróis e as heroínas a fim de motivar e inspirarem futuras gerações para seguirem os seus passos exemplares", regozijou-se Erwan.

Lenda ivoiriense do ASEC Mimosas, Pokou jogou igualmente nos clubes franceses como Stade Rennais e Nancy, tendo falecido aos 69 anos de idade a 13 de novembro de 2016.

O CAN 2023 desenrolar-se-á de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024 nas cidades ivoirienses de Abidjan, Bouaké e Korhogo (centro), San Pedro (litoral) e Yamoussoukro (centro).
pana


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.