CAN: Moçambique de volta à Taça das Nações Africanas de futebol 13 anos depois


A seleção moçambicana qualificou-se hoje para a 34.ª edição Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2023), a disputar em 2024, 13 anos depois da última participação, ao vencer o Benim, por 3-2, em Maputo.


A equipa das ‘mambas’ entrou para a sexta e última partida do Grupo L de qualificação para a CAN2023 a necessitar apenas de um empate diante do Benim, no Estádio Nacional do Zimpeto.

E era uma igualdade (2-2) que se verificava aos 90+4 minutos, quando Clesio confirmou a qualificação, levando o selecionador moçambicano Chiquinho Conde – avançado que jogou em vários clubes portugueses – às lágrimas, no relvado.

Antes, Steve até colocou o Benim na frente, aos 19 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas Witness voltaria a colocar Moçambique na qualificação aos 26, reforçada aos 30 minutos com o golo de Guima.

Com o Benim a precisar da vitória para se qualificar para a CAN2023, o golo de Dossou, aos 49, manteve até praticamente ao final a indecisão sobre a qualificação, desfeita com o golo de Clesio.

Com este triunfo, Moçambique confirmou o segundo lugar do agrupamento, com 10 pontos, menos três do que o líder Senegal, com cinco pontos de vantagem sobre o Benim.

Selado o apuramento, o quinto da história de Moçambique, seguiu-se a euforia os 45.000 adeptos no estádio.

Moçambique regressa a uma fase final 13 anos depois da última presença, em 2010, juntando-se às já apuradas Guiné-Bissau e Cabo Verde, que asseguraram as quartas presenças, e Angola, que vai somar nove.

A Taça das Nações Africanas de futebol de 2023 (CAN2023) foi adiada devido às inundações ocorridas na Costa do Marfim, que vai acolher a 34.ª edição da competição entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.
lusa


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.