Um dia histórico para o futebol cipriota.
O Aris Limassol, de Delmiro Nascimento, conquistou, pela primeira vez em 93 anos de existência, o titulo de campeão da primeira divisão do Chipre, após a vitória, no sábado, de 1-0, sobre o Omonia Nicosia e a derrota do seu principal rival, o APOEL Nicosia por 3-2 com o Apollon Limassol.
Com a combinação dos resultados a equipa do cabo-verdiano soma 74 pontos contra os 68 do seu rival, com apenas um jogo no final da fase de playoffs do campeonato cipriota de futebol.
O Aris, tradicionalmente um dos clubes mais fracos da liga com uma base de fãs menor, viu sua sorte mudar no verão de 2021, quando o investidor russo Vladimir Fedorov assumiu o controle do clube.
A equipe alternaria entre a Primeira e a Segunda Divisão, passando três temporadas na segunda divisão.
Com Fedorov, entrando, a equipa recuperou uma vaga na primeira divisão, no final de 2020-2021.
O investidor russo declarou que planeja transformar o Aris em um dos clubes de elite do Chipre.
A transformação começou quase imediatamente, com o Aris terminando em quarto lugar na temporada 2021-2022, o que significa que o clube se classificou para a UEFA Europa Conference League 2022-23, sua primeira experiência no futebol europeu.
Fez sua estreia europeia na segunda pré-eliminatória contra o Neftçi Baku e, apesar da vitória por 2-0 em casa, o Aris perdeu 3-0 no segundo empate e foi eliminado.
O sucesso de Aris sinaliza que o futebol cipriota está mudando à medida que clubes menores veem melhoras em suas fortunas, à medida que os investidores injetam dinheiro novo e os gigantes tradicionais se afogam em dívidas.
ADP/CrioloSports