Estrelas do Passado: Gilberto Sanches “Djibaba”, o craque de Spartak de Campin


Nascido em São Vicente, Gilberto Sanches, ou simplesmente Djibaba, estreou-se no futebol ainda muito novo pela equipa da sua zona Spartak de Campin.


Mudou-se depois para o Benfiquinha de Monte Cara, de onde, com apenas 17 anos, foi contratado para o Mindelense, clube com o qual conquistou o campeonato regional de São Vicente por três anos consecutivos (1992, 1993 e 1994), tendo conquistado o  campeonato de Cabo Verde em 1992.

No mesmo ano participou com o Mindelense na Copa de África de Clubes.

Os Encarnados de Mindelo perderam com o Djambur em Senegal por 1-0. De Regresso a São Vicente para o jogo da segunda mão perderam no Estádio da Fontinha, agora  Estádio Adérito Sena, por 2-1.

Na mesma competição, o Mindelense perdeu, em casa, por 1-0 com a forte equipa da Raja Casablanca dos Marrocos e por 3-1 na deslocação ao Marrocos.

Com o Dérbi, conquistou a Taça de São Vicente em 1994/95, derrotando a Mindelense na final por 2-1.

Com uma exibição de luxo, Djibaba apontou os dois golos da partida, sendo o segundo de calcanhar.

João Jose Cardoso da Silva, Jota, gostou do que viu e o levou para o Batuque, que no segundo ano em competições federados foi vice-campeão regional de São Vicente.

De regresso ao Mindelense, foi selececionado, em 1997, pelo selecionador Armandin para representar Cabo Verde na Taça Amilcar Cabral em Gâmbia.

Um extremo e ponta muito inteligente, possante, forte no um contra um, e com uma velocidade impressionante, partilhou juntamente com Lemos a posição de avançado.

O miudo oriundo da zona do Spartak de Campin deixou a sua marca na competição.

Foi titular, vestindo a camisola número 10, nos três jogos da fase de grupos, contra Senegal, Gâmbia e Mali, que viria a conquistar o título.

Em 1997, representou ainda a seleção de São Vicente no Inter-Ilhas na Ilha do Sal.

São Vicente derrotou Santiago nas meias-finais através de marcações de grandes penalidades (Djibaba converteu uma das grandes penalidades), mas acabou perdendo o encontro da final com a Ilha do Sal.

Reside atualmente em Mindelo, São Vicente.

ADP
CrioloSports


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.