Nuno Mendes (Portugal), Edimilson Fernandes (Suíça) e Pedro Miguel (Qatar) são os jogadores de origem cabo-verdiana presentes no Campeonato do Mundo de Futebol 2022.
Nuno Alexandre Tavares Mendes, 20 anos, formado no Sporting, representa o Paris Saint-Germain da Ligue 1, primeira liga francesa de futebol.
Um lateral-esquerdo completo, que já vem ganhando status de futura estrela no PSG, revelou recentemente ser de descendência cabo-verdiana. Segundo disse a família é de Pingu Txuba, município de Santa Catarina, Ilha de Santiago.
Edimilson Fernandes Ribeiro, 26 anos, médio ofensivo, representa o Mainz da Bundesliga da Alemanha.
Formado no Sion, já representou ainda West Ham United, Fiorentina, Mainz, Arminia Bielefeld e Young Boys.
É primo do ex-internacional suíço Gelson Fernandes e ex-internacional português Manuel Fernandes.
Pedro Miguel Correia (Ró-Ró), 32 anos, nascido em Sintra, Portugal, representa o Al-Sadd do Qatar.
Filho de pais cabo-verdianos, integrou a Seleção de sub-21 de Cabo Verde que ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Lusofonia de 2009 realizados em Lisboa, Portugal.
Depois de passar por Estoril e Estrela da Amadora, acabou a sua formação no Farense, clube onde se estreou nos seniores em 2009/2010, numa altura em que o clube algarvio estava na extinta IIIª Divisão Nacional.
Passou ainda pelo Aljustrelense, antes de em 2010, mudar-se para Qatar para representar o Al Ahli tendo posteriorment, em 2015/26, transferido para o Al-Sadd, então treinado pelo técnico português, Jesualdo Ferreira.
ADP/CrioloSports