Óbito: Faleceu Manuel Pires, antigo árbitro internacional, um ícone do desporto cabo-verdiano


O antigo árbitro internacional cabo-verdiano Manuel Maria Pires, popularmente conhecido por “Manel di Beba”, 72 anos, quadro reformado da Agência Cabo-verdiana de Notícias “Inforpress”, faleceu hoje na cidade da Praia, vítima de doença prolongada.


Referenciado como um dos melhores árbitros cabo-verdianos da sua geração, Manuel Pires destacou-se primeiramente como futebolista, enquanto defesa central, tendo militado em clubes de Santiago como Académica da Praia, Sporting Clube da Praia e Clube Desportivo Travadores, entre outros.

Manel di Beba complementou a sua carreira de futebolista como árbitro internacional cabo-verdiano, com a elevação do nível da arbitragem destas ilhas nos mais diversos palcos internacionais da competição promovida, quer pela FIFA, quer pela CAF, bem como nas provas outrora organizadas para a Taça Amílcar Cabral, envolvendo países da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África.

Teve ainda um papel relevante na formação de muitos árbitros que acabaram por ter um papel fundamental na arbitragem cabo-verdiana.

Para além de futebol, Manel di Beba revelou os seus dotes em outras modalidades, designadamente o ténis de mesa, como um “exímio praticante”, a ponto de ter sido considerado o melhor de Cabo Verde da sua geração.

Di Beba, como também era carinhosamente tratado, deixou ainda seu nome ligado a modalidades como andebol, basquetebol, voleibol e atletismo e esteve na constituição da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Basquetebol e Voleibol, organismo do qual integrou a primeira equipa directiva, na altura presidida por Nildo Brazão.

A nível profissional, Manuel Pires está ligado à história da imprensa cabo-verdiana, já que trabalhou como técnico, primeiramente como maquetista na Imprensa Nacional de Cabo Verde e, posteriormente, como compositor, técnico-gráfico em jornais como Voz di Povo, surgido após a independência em 1975, Novo Jornal, Jornal Horizonte, para reformar-se enquanto quadro da Inforpress, agência na qual trabalhou como técnico-gráfico/compositor.

O funeral de Manuel Maria Pires, de acordo com os familiares, realiza-se esta segunda-feira, às 16:00 no Cemitério da Várzea da Companhia.

SR/CP
Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.