Qualificação ao Mundial 2026: Tubarões Azuis confiantes para “operação Angola”



A Selecção nacional de Futebol treinou hoje, dia 15, em máxima força para o jogo frente a sua similar angolana, referente à primeira jornada do Grupo D da fase de apuramento ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, a disputar-se nos Estados Unidos, Canadá e México.


Segundo uma nota da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o selecionador nacional Pedro Brito, Bubista, contou com os 24 convocados no treino de hoje.
 
A mesma nota informa que todos os jogadores estão aptos para o jogo desta quinta-feira.

Na antevisão  da partida,  marcada para 18:00, no Estádio  Nacional, Bubista prometeu  “garra e ousadia” para vencer a selecção de Angola.

“Prometemos  garra e ousadia para levar de vencida Angola (…) estamos convictos  que com os jogadores  que temos estaremos  à altura  do jogo, para vencer e dar  alegria  aos  nossos  adeptos”, disse o selecionador nacional.

Ryan Mendes, Capitão dos Tubarões Azuis, disse que Cabo Verde vai começar a caminhada para o Mundial`2026 bem preparada e na máxima força para vencer Angola, não obstante, as derrotas nos dois últimos jogos amistosos, diante da Argélia e das Ilhas Comores.

"No nosso último jogo, no Estádio Nacional, vencemos o Burkina Faso e qualificámos para o CAN´2023, vamos ficar com essa imagem. Tudo de positivo que aconteceu nos últimos dois jogos vamos tentar transportar para o jogo com a Angola”, precisou.

Por sua vez, Hélio Varela, jovem avançado de Portimonense (Portugal), disse que é um orgulho pessoal e familiar estar a representar a Selecção de Cabo Verde e prometeu ajudar e estar sempre disponível para a equipa.

Hélio Varela, que estreou nas convocatórias de Bubista para os amistosos com a Argélia e Comores realizados em Outubro, considerou que a sua integração no seio do grupo tem sido "fácil".

O extremo, de 21 anos, que chega à Selecção após marcar pelo Portimonense, na vitória, por 2-1 sobre o Chaves, disse que quer aproveitar esse bom momento para ajudar a Selecção de Cabo Verde.

Os bilhetes para o jogo estão à venda nos seguintes postos: Sede da Federação de Futebol, Shell de São Filipe, Shell Chã d’Areia e no Cinema no Plateau.

No que diz respeito aos preços, a bancada central coberta custa 500 escudos, a bancada central descoberta custa 300 escudos e as bancadas laterais custam 150 escudos.

De recordar que amanhã, dia do jogo, haverá uma linha de autocarros da Sol Atlântico no sentido Estádio da Várzea - Estádio Nacional - Estádio da Várzea.

Inseridos no Grupo D, os Tubarões Azuis voltam a entrar em campo para a segunda partida, desta feita fora de casa, no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul), diante da Eswatini, no dia 21 do mesmo mês, às 15h00 (12h00 CV).

O primeiro de cada grupo qualifica-se automaticamente para o Mundial, após embate de todos contra todos, no grupo, a duas mãos.

Os quatro melhores segundos classificados, dos nove grupo, vão disputar um play-off para completar o lote de 10 nações africanas que irão ao Mundial de 2026, que terá lugar em três países, nomeadamente, Canadá, México e Estados Unidos da América.

ADP/CrioloSports


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.