A selecção nacional de andebol masculina sofreu uma derrota de 23-35 contra sua congênere de Portugal no segundo jogo no Grupo II da Ronda Principal do 28º Campeonato do Mundo de andebol, a decorrer de 11 a 29 de Janeiro de 2023, na Polônia e Suécia.
Em Gotemburgo, num jogo em que Cabo Verde não tinha nada a perder, pois com zero pontos nesta ronda, depois de derrota contra a Islândia, está praticamente fora da corrida para os quartos de final da prova, os Tubarões Azuis atingiram o intervalo a perder por apenas dois golos (14-12).
No segundo período, Portugal, que tinha obrigatoriamente de conseguir o triunfo para continuar na luta pelo apuramento, conseguiu impor e marcou 31 golos contra os 11 de Cabo Verde, alcançando a primeira vitória nesta segunda fase da competição, depois de na quarta-feira ter cedido um empate 28-28 com o Brasil.
Portugal está na segunda posição do Grupo II, com cinco pontos, menos um do que a líder Suécia, já qualificada, e mais um face à Islândia, terceira, que hoje se defrontam também em Gotemburgo.
Brasil (3 pontos) e Hungria (2 pontos) também defrontram-se hoje.
A selecção nacional de andebol, atual vice campeã Africana, que ao vencer o Uruguai no primeiro jogo da primeira fase, conquistou a 1ª vitória de Cabo Verde num Mundial de desportos coletivos, despede-se da competição no domingo, 22, ante a Hungria.
ADP/CrioloSports