Fogo: Associação regional de Judo forma treinadores para expandir modalidade na ilha



A Associação Regional de Judo da ilha do Fogo (ARJF) promove, a partir de sábado e durante uma semana, uma formação para 15 treinadores com o objectivo de expandir a modalidade na ilha.



O presidente da ARJF, Adilson Gomes, que é também treinador e árbitro desta modalidade desportiva, disse que a formação é intensiva e com uma componente teórica que decorrerá nas instalações da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, e uma prática no ginásio municipal.

Os inscritos para a formação são dos municípios de São Filipe (12) e de Santa Catarina do Fogo (três), já que não foi possível contar com participantes do município de Mosteiros, sendo que três dos formandos são do sexo feminino.

O objectivo da ARJF é, após a formação, abrir escolas de iniciação ao judo em São Filipe e na Ponta Verde (São Filipe), na Cova Figueira e na Achada Furna (Santa Catarina) num primeiro momento e depois abrir escolas em outras localidades da ilha.

O presidente da ARJF indicou ainda que a ideia é envolver os professores da educação física nesta formação para sua introdução nas escolas, mas Adilson Gomes referiu que os mesmos não estão muito interessados na formação.

A formação é ministrada pelo mestre Magner Mendes da Associação Regional de Judo de Santiago Norte e conta com a parceria do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e das câmaras municipais de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo.

Neste momento não existe nenhuma escola de judo na ilha do Fogo e desde 2019 os praticantes desta modalidade deixaram de praticar esta actividade, devido à pandemia, e querem agora retomar a partir desta formação.

JR/HF

Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.