A criação de uma rede de escolas de iniciação ao basquetebol constitui um dos propósitos de um protocolo de cooperação assinado, sábado, em Santo Antão, entre Porto Novo Basket e Djarmai Basket Edy Tavares.
O responsável de Djarmai Basket Edy Tavares, Fernando Frederico, explicou que este protocolo, assinado no âmbito de um intercâmbio com a escola do Porto Novo Basket, se enquadra no âmbito de uma estratégia das duas agremiações desportivas de promover em Cabo Verde a criação de uma rede de escolas de basquetebol.
A massificação da prática do basquetebol nas ilhas de Santo Antão e Maio constitui outro propósito de um protocolo de cooperação, no âmbito do qual se prevê a realização de um campus de basquetebol em Santo Antão com a presença do internacional Edy Tavares.
Além de “unir esforços com vista à massificação do basquetebol” através de formação, competições internas e de promoção de basquete de rua nestas duas ilhas, as escolas do Porto Novo Basket e Dajarmai Basket Edy Tavares se comprometem, ainda no âmbito do protocolo, realizar intercâmbios desportivos e de troca de experiência.
As duas escolas, que estiveram, este fim-de-semana, em intercâmbio na cidade do Porto Novo, marcado pela realização de um jogo entre as equipas de sub-18 do Porto Novo Basket e Djarmai Basket Edy Tavares, prometem ainda “unir esforços” na mobilização de apoios e parceiros “em prol das suas escolas”.
Ainda, segundo o protocolo, a que a Inforpress teve acesso, as duas agremiações desportivas prometem promover acções de cariz social a favor de crianças e jovens oriundas de famílias pobres, se comprometendo ainda divulgar a modalidade junto das comunidades.
JM/ZS
Inforpress