Waldir Soares foi eleito como o novo Presidente da Associação Regional de Basquetebol do Sal (ARBS).
Em entrevista à TCSM TV, Waldir Soares revela que os principais objectivos são valorizar, promover e impulsionar o Basquete da Ilha do Sal.
“O objectivo passa por dar ao Basquete o seu valor social na sociedade. ”, disse.
Segundo Waldir Soares, o primeiro desafio é integrar a classe juvenil no panorama desportivo.
“Temos um grande número de crianças que ainda estão em formação, têm muita coisa para aprender, mas não têm a oportunidade de competir para se conhecer a parte da evolução. Portanto, o primeiro desafio deste ano é organizar competições de escalões de formação a nível de masculino e feminino.”, revelou o novo presidente.
Relativamente ao maior problema da Associação, de acordo com o dirigente, é a escassez de árbitros inscritos na ilha, que neste momento, conta apenas com dois profissionais registados.
“Visto num plano geral o maior problema que temos é o problema da arbitragem. Não por falta de árbitros capazes, mas sim por falta de um número concebível para organizar 100 ou mais de 100 jogos, que é uma da nossa meta durante esses seis meses de competição. Percebe-se logo uma falta de pessoas qualificadas para serem jurís nas competições. Por ser competição, precimaos de mais árbitros qualificados.”, disse.
Como atleta, Waldir Soares, passou por clubes como Pretória, Pantera e Preguiça da Ilha do Sal. Representou ainda Batuque de São Vicente, ABC, Seven Stars e Sporting de Santiago Sul e Desportivo de Santiago Norte.
Fora de Cabo Verde representou o Plínio Leite do Brasil, QiongZhou e YBDL da China.
No seu palmarés, foi campeão do Sal no escalão Juvenil e Sénior, campeão de Santiago - Sul em Júnior e Campeão Nacional pela equipa Júnior do ABC.
Foi ainda campeão como Jogador e como Treinador de femininos na Liga Universitária Chinesa.
Assume agora o desafio de Presidente da Associação Regional de Basquetebol do Sal.
ADP/CrioloSports