Mundial de Basquetebol: Presidente da República recebe visita da Taça do Mundo de Basquetebol



O Presidente da República recebe esta tarde a Taça do Mundo de Basquetebol FIBA’2023, troféu que se encontra no país no quadro da digressão mundial” como forma de voltar a manifestar o seu apoio à selecção cabo-verdiana desta modalidade.



De acordo com uma nota da Presidência da República, trata-se de um momento de “grande simbolismo” para o país, e que marca a primeira participação nacional na maior competição mundial de basquetebol sénior masculino e, com esta recepção o Presidente da República estará a assinalar, mais uma vez, o seu apoio aos Tubarões Azuis do Basket”.

A visita do Naismith Trophy, como é conhecido o Trofeu do Mundial, vai ser acompanhada por uma delegação da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), encabeçada pelo seu presidente, Mário Correia, e que inclui ainda o seleccionador Emanuel Trovoada “Mané”, o capitão da selecção Fidel Mendonça e um delegado da FIBA.

A anteceder a ida à Presidência da Republica, a Taça do Mundial FIBA basquetebol’2023 em sénior masculina, vai ser apresentada, ainda esta manhã, ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Cabo Verde, Mindelo (15 e 16 de Maio) e Praia (17 e 18 de Maio), recebe pela primeira vez o mais cobiçado troféu internacional da modalidade que irá passar por 30 dos países participantes na competição que acontece de 25 de Agosto a 10 de Setembro, com sede tripla no Japão, nas Filipinas e Indonésia.

Cabo Verde é uma das 30 nações escolhidas para a turnê do troféu da Copa do Mundo da FIBA.

O Troféu Naismith, em homenagem ao inventor do basquetebol James Naismith, é a taça de prata maciça concedida aos vencedores do Mundial.  A versão actual do troféu foi concedida pela primeira vez em 1998.

A selecção cabo-verdiana qualificou-se a 26 de Fevereiro deste ano pela primeira vez para o Mundial da modalidade, evento que vai contar com a participação de 32 selecções, entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Cabo Verde figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial’2023, juntamente com Sudão do Sul, Costa do Marfim, Egipto e Angola.

SR/ZS

Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.