Cabo Verde realiza primeiro censo sobre desporto


Cabo Verde vai realizar, pela primeira vez, um censo para inventariar e conhecer todos os dados e indicadores sobre o desporto no arquipélago, principal fase do processo para a  elaboração da Carta Desportiva Nacional.


Trata-se de uma iniciativa lançada pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), instituição pública  responsável pela gestão de todo o sistema desportivo, em Cabo Verde, e que vai ser realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano.

O objetivo do censo é ter um "levantamento de todos os dados estatísticos sobre o desporto em Cabo Verde” de modo a facilitar “as tomadas de decisões de forma mais sustentada" neste setor.

O projeto Censo do Desporto traduz-se numa pesquisa de inventariação de todos os dados sobre o desporto, a fim de munir os decisores de informações que permitam organizar, estruturar e definir uma metodologia de trabalho no setor desportivo nacional.

Pretende-se caminhar rumo a um desporto cada vez mais evoluído, desenvolvido, inclusivo, competitivo e que contribui para o desenvolvimento do nosso país, esclarece o IDJ.

O levantamento de dados será feito junto às organizações e instituições desportivas, bem como às infraestruturas desportivas, para conhecer a organização do sistema desportivo cabo-verdiano.

Permitirá ainda localizar e caraterizar as infraestruturas desportivas do país e conhecer os impactos organizacionais e financeiros da covid-19.

Também vão ser realizados inquéritos junto das famílias, para conhecer a procura e o consumo do desporto, os custos com atividades desportivas e os impactos da covid-19 na prática desportiva dos indivíduos.

A amostra será de 6.740 agregados familiares, indivíduos de seis ou mais anos, através de um questionário eletrónico, e os resultados serão conhecidos, no início do próximo ano.

Segundo o IDJ, no fim do censo o país pretende saber o número de indivíduos que praticam exercício físico/desporto, por sexo, idade e nacionalidade, a percentagem de indivíduos segundo as modalidades desportivas/exercício físico mais praticadas e a percentagem de indivíduos satisfeitos e não satisfeitos com as infraestruturas.

Também pretende saber, entre outros objetivos, quais as modalidades e disciplinas desportivas mais procuradas e a percentagem de indivíduos de 15 a 30 anos, segundo as modalidades desportivas com maior procura e a média de gasto corrente mensal dos praticantes de exercício físico/desporto com atividades desportivas, em Cabo Verde.
pana


Print   Email